Loading...
ArtigosCultura

Takoyaki

É preferencialmente mais apreciado nas regiões de Kansai (Osaka, Kobe, Kyoto etc) mas todo o Japão gosta das famosas bolinhas de polvo. O takoyaki que traduzido à da letra significa polvo (tako – たこ) frito na chapa (yaki – 焼き) é confeccionado de várias formas depende da região.

1

Ao longo da história esta iguaria japonesa sofreu várias adaptações e a sua trajectória gastronómica é bastante interessante:

Este prato apareceu no Japão por volta do final da Era Meiji. Inicialmente era uma massa recheada de vários tipos de legumes e assada em chapa de ferro lisa. Mais tarde, já na Era Taishou o Dondonyaki (nome da altura) foi bastante difundido na região de Kansai, e é a partir desta altura que começa a ser assada em chapas com cavidades esféricas (forma actual do Takoyaki) e apareceu assim o Choboyaki, precursor do Takoyaki em formato de bola.

Mas é no início da Era Shouwa, em 1935, no famoso restaurante “Aizuya” em Osaka, um cliente proveniente da cidade de Akashi, província de Hyogo, ao comer Choboyaki comentou: “Aqui se coloca carne? Em Akashi, coloca-se polvo!”. Ele referia-se ao akashiyaki, um prato aparentemente parecido com o takoyaki, mas com texturas e recheios diferentes. O comentário fez com que Tomekiti Endo, fundador de “Aizuya“, criasse o que actualmente chamamos de Takoyaki.

2

Mas deixemos a história um pouco de lado e passemos à acção. Fica os ingredientes e a receita para experimentarem em casa. No entanto, apenas poderemos cozinhar o Takoyaki se tivermos a fritadeira com as formas em bola para que o Takoyaki fique bem feito.

Para a massa:
300 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
4 ovos
100 g de cará cru ralado fino
1 litro de dashi gelado
1 colher (sopa) de shoyu

Para o recheio:
400 g de polvo cozido cortado em pedaços
1 chávena de cebolinha verde picada bem fininho
1/4 de chávena de shoga gari, gengibre marinado no vinagre
1/2 chávena de camarão sakura (rosinha bem pequeno) ou usar camarão seco, bem picado.

Complementos:
Hana Katsuo bushi (lascas de bonito grandes)
Takoyaki sauce (ou use molho para yakisoba)
Maionese
Aonori (pó de nori verde)
Óleo para untar

Modo de Preparação:
Para prepararmos a massa precisamos primeiro de:
– Peneirar a farinha com o fermento e reservar.
– Misturar bem os ovos com o cará ralado e reservar.
– Misturar o dashi gelado com a farinha de uma só vez e misturar com o batedor de arame.
– Juntar a mistura de ovos e o shoyu.
– Com um pincel, untar bem as formas de takoyaki com óleo.
– Aquecer bem antes de usar.
– Despejar a mistura da massa quase até preencher as cavidades e introduza em cada cavidade os ingredientes do recheio: pedaços de polvo, cebolinha picada, camarão seco e o gengibre picado.
– Com ajuda de um palito comprido, limpar à volta da cavidade, enrolando e virando as bolinhas para que fiquem douradas por igual.

3

Se quiserem as bolinhas bem crocantes, coloquem um pouco de óleo em cada cavidade para ir fritando. Disponha as bolinhas prontas num prato e cubra com molho, maionese, lascas de bonito seco e, por último, a alga nori. Sirvir bem quente.

Só nos resta dizer… Ittadakimasu!!!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.