É preferencialmente mais apreciado nas regiões de Kansai (Osaka, Kobe, Kyoto etc) mas todo o Japão gosta das famosas bolinhas de polvo. O takoyaki que traduzido à da letra significa polvo (tako – たこ) frito na chapa (yaki – 焼き) é confeccionado de várias formas depende da região.
Ao longo da história esta iguaria japonesa sofreu várias adaptações e a sua trajectória gastronómica é bastante interessante:
Este prato apareceu no Japão por volta do final da Era Meiji. Inicialmente era uma massa recheada de vários tipos de legumes e assada em chapa de ferro lisa. Mais tarde, já na Era Taishou o Dondonyaki (nome da altura) foi bastante difundido na região de Kansai, e é a partir desta altura que começa a ser assada em chapas com cavidades esféricas (forma actual do Takoyaki) e apareceu assim o Choboyaki, precursor do Takoyaki em formato de bola.
Mas é no início da Era Shouwa, em 1935, no famoso restaurante “Aizuya” em Osaka, um cliente proveniente da cidade de Akashi, província de Hyogo, ao comer Choboyaki comentou: “Aqui se coloca carne? Em Akashi, coloca-se polvo!”. Ele referia-se ao akashiyaki, um prato aparentemente parecido com o takoyaki, mas com texturas e recheios diferentes. O comentário fez com que Tomekiti Endo, fundador de “Aizuya“, criasse o que actualmente chamamos de Takoyaki.
Mas deixemos a história um pouco de lado e passemos à acção. Fica os ingredientes e a receita para experimentarem em casa. No entanto, apenas poderemos cozinhar o Takoyaki se tivermos a fritadeira com as formas em bola para que o Takoyaki fique bem feito.
Para a massa:
300 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
4 ovos
100 g de cará cru ralado fino
1 litro de dashi gelado
1 colher (sopa) de shoyu
Para o recheio:
400 g de polvo cozido cortado em pedaços
1 chávena de cebolinha verde picada bem fininho
1/4 de chávena de shoga gari, gengibre marinado no vinagre
1/2 chávena de camarão sakura (rosinha bem pequeno) ou usar camarão seco, bem picado.
Complementos:
Hana Katsuo bushi (lascas de bonito grandes)
Takoyaki sauce (ou use molho para yakisoba)
Maionese
Aonori (pó de nori verde)
Óleo para untar
Modo de Preparação:
Para prepararmos a massa precisamos primeiro de:
– Peneirar a farinha com o fermento e reservar.
– Misturar bem os ovos com o cará ralado e reservar.
– Misturar o dashi gelado com a farinha de uma só vez e misturar com o batedor de arame.
– Juntar a mistura de ovos e o shoyu.
– Com um pincel, untar bem as formas de takoyaki com óleo.
– Aquecer bem antes de usar.
– Despejar a mistura da massa quase até preencher as cavidades e introduza em cada cavidade os ingredientes do recheio: pedaços de polvo, cebolinha picada, camarão seco e o gengibre picado.
– Com ajuda de um palito comprido, limpar à volta da cavidade, enrolando e virando as bolinhas para que fiquem douradas por igual.
Se quiserem as bolinhas bem crocantes, coloquem um pouco de óleo em cada cavidade para ir fritando. Disponha as bolinhas prontas num prato e cubra com molho, maionese, lascas de bonito seco e, por último, a alga nori. Sirvir bem quente.
Só nos resta dizer… Ittadakimasu!!!
Escrito por: Fernando Ferreira