Inserido nas comemorações das relações luso-japonesas o Teatro Nacional D. Maria II apresenta duas peças de Teatro Noh, nos dias 10 e 11 de Junho.
Serão dois espectáculos “Auto da Barca de Viagem” e “Sorin”, pelo grupo Sakurama Kai que dá aqui testemunho de uma arte teatral milenar do Japão que combina a música, a dança e a poesia. Consagrado desde o século XIV como arte popular, o Teatro Noh chegou mesmo a ser considerado a cerimónia artística oficial do Estado. Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, o Noh é eleito por muitos como a mais rica arte em simbolismos do mundo. Trata-se de uma arte abstracta, tradicionalmente executada apenas por homens, que tem no vestuário a visualização do espírito e da essência das personagens representadas.
‘Auto da Barca de Viagem’ – dia 10 de Junho, às 21h30
Peça comemorativa das celebrações dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal em 2010, apresenta na forma do teatro Noh, a representação teatral mais tradicional da idade média Japonesa, a essência da obra de Gil Vicente, teatrólogo da corte do período áureo de Portugal e, contemporâneo da época em que se desenvolveu esta forma teatral.
‘Sorin’ – dia 11 de Junho, às 21h30
O Samurai e Daimyo “Sorin Otomo” foi um guerreiro conhecido como aquele que fomentou o comércio com Portugal, enviou os meninos embaixadores para Portugal e, converteu-se ao cristianismo. Esta peça enaltece o feito e a glória deste nobre samurai, personagem importante da História, assim como descreve sua vida e seu sofrimento como um guerreiro.
Este espectáculo é uma parceria do TNDM II, Instituto Camões – Centro Cultural de Tóquio e Embaixada de Portugal no Japão
Para mais informações e compra de bilhetes: Teatro Nacional D. Maria II – Tel: 213 250 800
Maria Auxiliadora G. S. de Melo
eu nao sabia que essistia esse teatro NOH eu fiquei sabemdo agora fasendo uma pesquisa que meu professor de artes fez