Construída pela Takenaka Corporation no ano de 1958 com um custo total de 2.8 billiões de ienes, a Torre de Tóquio (Tokyo Tawa) é o monumento mais alto da cidade, e está localizada em Minato-Ku, Tóquio, a uma latitude de 35° 39′ 30 N e 139° 44′ 43 E, tem uma altura de 333 metros e um peso de 4,000 toneladas (9mts mais alta e 7,1000 toneladas mais leve que a Torre Eiffel de Paris), resultado de um enorme avanço técnológico de construção e na utilização do aço.
Pintada de branco e laranja internacional (cor que permite distinguir de tudo o que rodeia de acordo com as leis internacionais) alternadamente, todos os dias à meia-noite é acessa uma luz com um brilho alaranjado (de acordo com as normas de aviação) para a sua localização nocturna. Apesar da luz alaranjada ser uma constante diúria/nocturna, algumas vezes devido a eventos especiais, a enorme torre muda de cor como foi o caso da estreia do filme Matrix, ficando nessa altura com uma cor verde neon.
Além de abrigar antenas de 9 emissoras de TV e 14 de radio, a torre de Tóquio como está situada no centro da cidade serve de ponto de referência para os imensos turistas que visitam a capital nipónica à semelhançaa do que acontece na Cidade-Luz.
O primeiro andar da torre é um enorme aquário com mais de 50,000 peixes, o terceiro piso é um museu de cera e o quarto andar uma galeria de arte. Também podemos encontrar 2 áreas observatórias para podermos admirarmos a alguns locais da cidade como por exemplo Roppongi Hills, a Baía de Tóquio, os jardins do Palácio Imperial e a beleza do Monte Fuji e do Monte Tsukuba.
É frequente no Japão os alunos das escolas secundárias que vivem fora de Tóquio, realizarem uma visita à Torre liderados pelos seus professores. Esta viagem tem o nome de Schuugaku Ryokoh.
Sendo um autêntico icon da cidade de Tóquio e do Japão, a torre foi palco de momentos decisivos em mangás, animes e cinema. Nos anos 60 foi cenário de batalhas épicas entre monstros pré-históricos e seres alienigenas (falos dos filmes clássicos de Gojira, Godzila em inglês), mais tarde nos anos 90 os estúdios Clamp colocam a torre em quase todas as suas séries: Magic Knight Rayearth, X, Card Captor Sakura, só para citar algumas delas.
A Torre de Tóquio pertence à “World Federation of Great Towers”, uma associação de torres e arranha-céus mundial criada em 1989. Actualmente a Torre de Tóquio é o 11º edifício mais alto do mundo, estando o primeiro lugar assegurado pela CN Tower (553.33 metros) no Canadá pelo menos até ao ano de 2010, altura em que será construída uma nova torre de Tóquio e que terá 600 metros de altura, o equivalente a duas vezes a altura da Torre Eiffel de Paris.
Escrito por: Fernando Ferreira