Um arquitecto japonês foi laureado com o mais importante prémio mundial na área de arquitectura. Toyo Ito receberá o prémio Pritzker, que normalmente é chamado de Prémio Nobel da Arquitetura. O júri que se reúne nos Estados Unidos anunciou o vencedor no seu site oficial ontem (domingo).
Segundo o júri, Ito criou um notável estilo por mais de 40 anos. O teatro Koenji, em Tóquio, e a mediateca de Sendai, que fica na província de Miyagi, estão entre os prédios que o arquitecto de 71 anos de idade desenhou.
Ito também desenhou um complexo comunitário chamado “Casas para todos”. Este foi construído para sobreviventes da tragédia de 2011 que estão em residências temporárias em Rikuzentakata, província de Iwate, nordeste do Japão. O júri elogiou o complexo, afirmando que este mostra o senso de responsabilidade social de Ito.
Relembre-se também que há uns anos atrás Toyo Ito esteve em Coimbra (Portugal) em reuniões com a Câmara Municipal da cidade para fazerem um projecto de reabilitação do Jardim da Sereia. Escusado será dizer que esse projecto nunca chegou a ser concretizado, para pena nossa.