A estação das chuvas terminou e o Verão aproxima-se cada vez mais do Japão. Faz-se de tudo no arquipélago para combater o calor que aí vem: roupas frescas como Yukata, que é a versão fresca do quimono, ventoínhas em ambientes de trabalho, e nas máquinas de vendas de bebidas automáticas há redução de preços para os líquidos hidratantes como água, chás e isotónicos, durante todo o verão.
Mas as várias práticas para evitar o calor já vem do tempo da Era Edo, há mais de 200 anos os japoneses faziam a aspersão da água contra a poeira e para minimizar o calor e – o mais importante – sem desperdiçar a preciosa água do poço. Também tinha o carácter de “limpar o caminho através de Deus”.
Desde o ano de 2003, que a prática do Uchimizu (aspersão de água) é realizada em quase todo o arquipélago e é uma medida para combater o calor, consequentemente, colaborando com o racionamento de energia. O Uchimizu consiste em deitar água em espaços públicos como ruas e praças, em frente das casas e também das lojas. Esta prática é normalmente executada por mulheres que vestem yukata, no entanto na capital japonesa podemos encontrar jovens vestidas de empregadas.
Este hábito japonês desenvolveu-se à muito tempo, antes do ar condicionado. Era feito por pessoas vestindo kimono e usando um balde de madeira. Hoje pode fazer-se com mangueiras, ou baldes de plástico.
Segundo a página oficial do governo do Japão as pessoas são encorajadas a deixarem de o fazer com água da torneira e passarem a usar água “reciclada”, como por exemplo a do banho (que no Japão é um banho de imersão em que a pessoa já se lavou antes, e portanto a água do banho não tem sabão nem está suja). De acordo com o site oficial Uchimizu, neste ano, a campanha para a prática da rega é de 22 de Julho a 23 de Agosto, período mais quente do verão do arquipélago.
A redução da temperatura do ambiente é eficiente, mas para além disso proporciona o espectáculo visual de aspergir água. Como ver água, rios, florestas ou copos gelados de chá já induz uma sensação refrescante que ajuda a lidar com o calor, pode considerar-se que o Uchimizu é uma manifestação de pragmatismo e ao mesmo tempo uma manifestação cultural.
Escrito por: Inês Carvalho Matos