Loading...
ArtigosCultura

Washi Tape

Quem tem por hábito fazer os famosos bullet journals ou quem gosta de decorar os seus postais de certeza que tem este item na escrivaninha. Falo da famosa Washi Tape, uma fita decorativa feita de um tipo de papel produzido à mão utilizando um antigo método tradicional chinês que foi levado para o Japão.

A palavra Washi Tape é composta por uma palavra japonesa e uma palavra inglesa; Washi (和紙) vem da união de 和 (Wa) que significa harmonia/paz ou Japão, e 紙 (shi) que significa papel. Esta fita foi introduzida no Japão graças a um sacerdote budista coreano, por volta do ano 610 quando andava em viagem pela China e Japão. Esta fita inicialmente era feita com produtos que vem da natureza como por exemplo bambu, cânhamo, arroz ou trigo.

A característica que a diferencia das restantes fitas adesivas é que se corta facilmente, não sendo necessário o uso de tesouras ou outros utensílios, e ainda possui uma emulsão adesiva numa das faces que permite unir os objectos temporária ou permanentemente. Outra das características desta fita é o seu carácter decorativo, ou seja, existem fitas das mais variadas cores e com milhares de padrões diferentes o que faz com que esta seja uma “ferramenta” poderosa e muito atraente para fazer os mais variados tipos de decorações.

As possibilidades desta fita adesiva são infinitas. Elas podem ser usadas por exemplo: para decorar cartões, cadernos, lápis; na decoração de presentes e embrulhos; na personalização de álbuns de fotos, bullet journals ou postais e cartas, etc etc. A possibilidade de escrita e sua composição permite que a tinta não escorregue ou penetre na superfície do papel, o que lhe confere ainda uma maior preferência para a sua utilização diversa.

A imensa variedade das fitas também aparece nos comprimentos delas. Diferentes fabricantes ou marcas podem fabricá-las em comprimentos diferentes. Por exemplo a marca original MT tem agora 10m de comprimento. Outras marcas japonesas podem ter 12m ou 15m. Por favor, olhe a descrição de cada página de produto para comprimento e largura. O tipo chinês geralmente vem em 10m e alguns chegam a 8m. O núcleo, entretanto, pode fazer com que pareça um rolo enorme – por exemplo, no tipo sueco projetado, mas fabricado na China. Eles ainda têm 10 m de comprimento, embora possam parecer maiores. Portanto, não vá pela aparência deles como um rolo, mas qual deveria ser seu comprimento real.

Mas voltemos novamente à história desta fita decorativa. A empresa japonesa Kamoi foi a primeira a iniciar a sua fabricação. No início dedicava-se apenas à produção industrial de fitas de papel adesivo para construção e bricolage, mas em 2006 a empresa recebeu um e-mail de um grupo de clientes que usava as suas fitas, mas para dar um toque diferente e mais personalizado estas fitas eram decoradas.

Dois anos mais tarde, a empresa viu as possibilidades e as potencialidades deste novo uso proposto pelos seus clientes e cria uma nova empresa chamada “Masking Tape Kamoi Kakoshi Co. Ltd.” (MT). No Japão esta fita é chamada de masking tape (マスキングテープ) nome dado pela empresa,mas internacionalmente tem o nome de Washi tape devido à sua “origem” ser do Japão.

Em Portugal, estas fitas costumam-se encontrar em papelarias ou então em várias cadeias de lojas como a Tiger ou a Ale-Hop, e claro nas grandes lojas chinesas.A variedade não é tão grande mas às vezes encontramos washi tape com padrões bem bonitos para decorar as nossas coisas. Não temos a certeza ,as outros dois locais onde podem encontrar Washi Tape à venda é na loja Kuri Kuri ( https://kurikurishop.pt/ ) no Porto e a loja online Kawaii Panda (https://kawaii-panda.com/pt/ ).

Agora é irem comprar algumas e decorarem as coisas coisas. Já conheciam estas fitas adesivas? Costumam usá-las? Contem-nos tudo aqui nos comentários.

Escrito por : Fernando Ferreira

2 comments
  1. Danieli

    Eu comecei a usar efetivamente quando passei a trocar postais, aqui no Brasil é bem fácil de encontrar hoje em dia, tem lojas Daiso e Miniso por todo canto mas há 3 ~4 anos atrás era bem mais complicado quase não se via e quando tinha não eram bonitas .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.