Loading...
ArtigosCultura

Yakitori

Depois de um dia de trabalho e antes de regressarem às suas casas é comum os japoneses pararem nos izakaya para conviver com os amigos e comerem Yakitori acompanhada por uma boa cerveja.

Na Era Taisho (1912-1926), Yakiton (carne de porco grelhado) começava a ser vendido na região de Kanto. Após o grande terremoto de Kanto, o Yakiton com uísque tornou-se popular entre pessoas de negócios. Por outro lado, KuShiKatsu (carne de porco frita em espetos) tornou-se popular na região de Kansai. A popularidade destes dois alimentos foi o pronúncio para o nascimento do Yakitori.

O aumento da produção de frango a um custo menor foi essencial para tornar o Yakitori popular entre os japoneses.

Durante a Segunda Guerra, as pessoas sofreram com a redução e regulação de alimentos. Como uma consequência óbvia, então aparecem as barracas de venda de Yakitori que se mantém mesmo depois da guerra ter terminado. O sucesso é tal que abrem-se restaurantes especializados neste prato.

Este petisco Yakitori, também conhecido como Kushiyaki não é mais do que uma espetada de frango ao estilo japonês. O yakitori tradicional tem apenas como ingredientes pedaços de frango e legumes, mas actualmente podemos ver Yakitori com carne de porco, peixe, frutos do mar ou kebab vegetal. Estes são enfiados em espetos chamados kushi.

O yakitori é servido normalmente com sal ou molho teriyaki, que é basicamente feito de mirin, sake doce, molho de soja e açúcar. O molho é aplicado na espetada de carne e de seguida é grelhada.

Sendo esta espetada bastante popular no Japão, a sua modificação que pelo gosto quer pelos produtos existentes em cada região foram alterando. Assim, existem uma enorme quantidade de variedade de Yakitori. Atsuage tofu (tofu frito em bastante óleo), Enoki Maki (cogumelos, enoki envolto em fatias de carne de porco), asuparabēkon (espargos, embrulhado em bacon) são algumas das variedades mais comuns de Yakitori.

É uma receita bastante simples de confeccionar, no entanto há que ter em atenção a preparação do teriyaki, um método japonês de cozinhar em que os ingredientes são marinados em molho de soja e sake.
Fica a receita para quem quiser aventurar-se nesta iguaria japonesa.

Ingredientes:
2/3 de chávena de shoyu
1/3 de chávena de sake doce
1/4 de chávena de sake
1 colher (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de mirin ou vinho branco seco
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 dente de alho picado
2 peitos de frango
vários legumes (cogumelos, pimentão, cebola, etc)
8 espetos de madeira

Modo de preparação:
– Colocar os espetos de molho em água por 6 horas.
– Preparar o molho misturando os 6 primeiros ingredientes.
– Cortar os peitos de frango em cubos
– Dividir os cubos de carne e de legumes pelos espetos.
– Colocar no molho para marinar por 30 minutos.
– Aquecer uma grelha de churrasco e grelhar os espetos, pincelando com o molho uma duas vezes.
– Servir quente.

Depois de experimentarem deixem aqui a vossa opinião…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.