Loading...
ArtigosCultura

Yokai – Nekomata

Num país cheio de superstições e de adoração aos gatos, há uma lenda ou mito que diz para mantermos os gatos longe dos recém falecidos, porque poderiam dar-lhes uma nova vida. Também acredita-se que esses gatos uma vez atingindo uma certa idade a sua cauda divide-se em dois e começam a ganhar poderes sobrenaturais. Outra versão do mito diz que se um gato for bastante mal tratado ou morto por um ser humano sem motivo aparente, eles retornam num espírito vingativo. Estes gatos são conhecidos pelo nome de Nekomata (猫又). O seu nome é composto pelos kanji “neko” e “mata”. “Neko”, significa “gato”, por sua vez “Mata”, significa “bifurcação”.

1

Um Nekomata interage com o mundo humano de variadas formas e aspectos, porque ao longo do tempo, foi/é comum ouvirmos histórias de pessoas que viram estes felinos especiais a dançar ou mesmo a falar perfeitamente. Também são citados como responsáveis de criarem umas bolas de fogo fantasmas que são comuns no Japão, e outros fenómenos paranormais. À semelhança de outros Yokai, os Nekomata também se conseguem transformarem-se praticamente em tudo a seu belo prazer.

Estes gatos de duas caudas pode ser macho ou fêmea e geralmente move-se usando as quatro patas, apesar que em ocasiões especiais pode locomover-se em posição bipedal. Existem bastantes no Japão e o seu habitat natural é em locais onde habitem outros gatos.

2

Os Nekomata são temidos pela sua capacidade “Voodoo” para “reviver” e controlar os mortos, eles conseguem esse feito depois de saltar sobre a cabeça de um recém-falecido tornando-se assim num “morto-vivo”. Existem lendas muito antigas que contam como os Nekomata devoraram uma pessoa e outra lenda encontrada no livro “diário da lua cheia” (Meigetsuki) de Fujiwara no Teika do período Kamakura, há uma declaração constando que a 2 de Agosto do início do período Tenpuku um Nekomata furioso, levou a cabo um ataque horrível matando set ou oito pessoas numa cidade onde havia rumores que mal-tratavam gatos.

Mas como é que podemos sobreviver se alguma vez tivermos um encontro com estes gatos de duas caudas? A primeira regra é bastante simples, não abusar dos animais em especial dos gatos. No Japão, este Yokai é usado como uma metáfora para “não tirar par-tido dos fracos”, evitando assim que um gato se transforme num Nekomata. Actualmente os japoneses quando adoptam um gato pequenino, utilizam a expressão “cuidarei bem de ti, mas apenas por 36 meses”, que significa que a pessoa e o animal criam uma espécie de contrato e que após o seu termo o gato é livre para “decidir” se vai ou fica, sem que acha qualquer entrave do dono para que num futuro não haja qualquer tipo de retaliação.

3

Actualmente o Nekomata tal como outras criaturas do folclore japonês, são descritos como bonitos e longe da ferosidade a das bestas devoradoras de homens do período Kamakura. Muitos destes Yokai foram adaptados e absorvidos pela cultura pop japonesa transformando-os em criatura adoráveis. Um desses exemplos é Kirara, personagem da série animada InuYasha.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.