Loading...
ArtigosCultura

Yukata

O Japão é conhecido pela sua diferente cultura, mas também pelos seus hábitos e trajes tradicionais, trajes como o Kimono, que é uma peça mais formal, ou a Yukata, que é mais básica e informal.

A Yukata (浴衣), para quem não sabe, consiste numa versão mais leve, mais casual do Kimono, feita de algodão ou tecido sintético e sendo utilizada sobretudo na estação do Verão. Fabricadas em tecidos claros e coloridos, atualmente são usadas essencialmente em festivais de Verão ou aquando do tradicional Bon-Odori, acompanhado por fogo-de-artifício. Por ser um traje relativamente simples, com um pouco de prática pode ser aplicado por qualquer pessoa do sexo feminino, sem grandes dificuldades, enrolado ao corpo, traçando o lado esquerdo com o direito (o contrário é aplicado particularmente em funerais) e apanhado por uma faixa (obi) presa por um laço com o excesso do tecido ou pelo koshi-himo, ficando o arco colocado na parte de trás.

A designação Yukata provém das palavras “Yu” que significa banho e “Katabira” que significa sob a roupa e a sua história remonta inclusivamente ao período Heian (794-1185), sendo utilizado até à atualidade. Esta peça de roupa era tradicionalmente usada depois do banho, geralmente banhos públicos, comuns (onsen towns que podem ser encontradas um pouco por todo o Japão, sendo hoje consideradas um fator importante para o turismo. As onsen são uma espécie de piscina de várias formas, podendo ser internas ou ao ar livre, agregadas a um hotel, estalagem, pousada (Ryokan), e consistem numa forma de descanso e relaxamento, uma fuga ao stress do dia-a-dia), funcionando como uma forma rápida de cobrir o corpo e de absorver a humidade restante, protegendo-o também de mudanças bruscas de temperatura.

A Yukata é considerada o código de vestuário usado pelos hóspedes do Ryokan. Ora o Ryokan são espaços que podem ser encontrados na cidade, dedicados à hospitalidade, onde é possível parar para descansar, mas também para conhecer a verdadeira e tradicional forma de vida dos japoneses, onde é igualmente possível experimentar o uso da Yukata (nem todas as pousadas ou hotéis têm este serviço, e nalguns locais esta é considerada uma indumentária para usar no quarto, não para uso exterior) e descobrir um conjunto vasto de elementos que remontam à origem dos costumes nipónicos, como o chão de tatami, o futon, o típico banho japonês e a gastronomia local, fazendo com que estes lugares tenham um enorme sucesso entre os turistas, sobretudo estrangeiros.

1

A mudança dos tempos levou a que tanto a Yukata, como o Kimono acabassem por se conjugar de tal forma, que as diferenças que os separam tornaram-se mínimas, porém o uso da Yukata, dos geta (chinelos de madeira), bem como a passagem pelas onsen towns, podem proporcionar sem dúvida uma excelente experiência cultural, inclusive a sensação de recuo aos tempos ancestrais do Japão.

A Yukata é especialmente usada por pessoas do sexo feminino, sendo reservado às jovens geralmente os tecidos floridos e alegres, enquanto às pessoas mais idosas cores mais escuras, tipo azul-escuro, mas também é possível encontrar pessoas do sexo masculino com este tipo de roupa, sendo esta à base de cores mais neutras, com tendência para o tom preto, e as mangas deste traje podem oscilar entre 20 a 10 cm respetivamente. Estes últimos podem ainda usar um chapéu para proteção do sol. O traje pode ainda ser acompanhado por uma pequena bolsa que serve para transportar pequenos objetos, como o telemóvel.

A Yukata pode ser encontrada à venda em lojas de Kimonos, havendo inúmeras na região de Kyoto, porém o preço é variável, de acordo também com o tipo de tecido, o estilo e design da peça. Contudo, algumas estações turísticas, também podem proporcionar versões mais baratas deste vestuário, tornando-as uma espécie de lembrança, um autêntico “souvenir” nipónico.

Curiosamente este traje é bem mencionado não só como elemento fulcral da sociedade e das tradições culturais japonesas, mas por se encontrar igualmente presente em qualquer filme de animação.

Escrito por: Mia Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.