Que os japoneses adoram gatos todos sabemos, mas que lhe dêem profissões era totalmente imprevísivel. Pois é, Tama é um gato que além de ser muito acarinhado pela população de Kinokawa, Wakayama é também o chefe da estação daestação da cidade.
Em Abril de 2006, a Wakayama Electric Railway converteu todas as estações na Linha Kishigawa de tripulada a não-tripulado, num esforço enorme para reduzir os custos daquela linha. Os chefes de estação foram seleccionados a partir de funcionários das empresas locais perto de cada estação. Para a estação de Kishigawa, foi escolhido Toshiko Koyama, o dono da mercearia da vizinhança. Koyama começou a alimentar Tama e outros gatos vadios que rondavam na estação.
Em Janeiro de 2007, as autoridades ferroviárias decidiram nomear oficialmente Tama o chefe da estação. E tem como dever principal cumprimentar os passageiros que por ali passam. Tama ganhou um chapéu de chefe da estação, em vez de um salário, a empresa ferroviária oferece-lhe comida de gato.
A publicidade da nomeação Tama levou a um aumento no número de passageiros em 17% nesse mês em comparação a Janeiro de 2006; as estatísticas dos números de passageiros de Março de 2007 mostrou um aumento de 10% em relação ao exercício anterior. Um estudo indicou que a publicidade em torno Tama tem contribuído 1,1 bilhões de ienes para a economia local.
Até hoje, Tama continua a desempenhar as suas funções exemplarmente distribuindo “miaus” e “ronrons” aos passageiros que passam na estação de Kishigawa.