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Maison de Maou / Unholy Heights

Maison de Maou (conhecido também por Unholy Heights) é um jogo desenvolvido pela The Petit Depotto, uma desenvolvedora indie japonesa constituída por quatro pessoas: o líder Mezukare, o programador Shigoto, o designer gráfico Kotori e o designer de som Q Flavor.

O jogo que venceu três prémios no conceituado Indie Stream Award 2014, nomeadamente O Melhor do Indie Stream (prémio dado aos jogos mais criativos e bem trabalhados), Melhor Som (para o jogo com a melhor música e aquela que ajuda a dar vida ao jogo) e Melhor Narrativa (para a história mais criativa e que chegará ao maior número de pessoas).

Baseada num autocolante no frigorífico de Kotori, a The Petit Depotto, é então responsável por um jogo bem animado de estratégia onde o jogador tem a responsabilidade de gerir alguns condomínios enquanto o defende de várias ameaças que atacam em waves.

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Assim que começamos o jogo é nos contado um pequeno resumo de contexto. Tudo começou quando o Diabo (The Devil) decidiu gastar a sua pequena fortuna num pequeno bloco de apartamentos com o objectivo de encontrar inquilinos que o ajudassem a governar o Mundo. Para além de lhe pagarem renda (ajudando-o a transformar o edifício e trazer novos interessados), os inquilinos tornam-se num pequeno mas feroz exército que lutará até à morte para proteger o Diabo.

Mas aqui é que a coisa se complica pois gerir um apartamento e um exército ao mesmo tempo não é tão fácil quanto parece. Para que o jogador se possa considerar um bom Senhorio tem de estar atendo às necessidades individuais de cada espécie de monstro, incluindo adaptar a renda ao emprego de cada inquilino, comprar a mobília adequada ou ter de decidir entre dar um apartamento a um Demon ou a um Demi-Human, tudo para que o seu pequeno exército esteja satisfeito e possa fortalecer os seus poderes (caso o monstro se torne insatisfeito com o serviço não pensará duas vezes em abandonar o apartamento para nunca mais voltar). Aqui vai então um pequeno guia de todos os monstros que poderão encontrar.

The Cheepies: Estes pequenos monstrinhos assemelham-se a galinhas e a sua lealdade para com o Diabo varia consoante a satisfação dos inquilinos. Embora as classes mais baixas sejam pobres, levando a rendas quase sempre em atraso, são ideais para combates durante o dia, uma vez que, o Sol é a sua fonte de poder. Os Cheepies dividem-se em Cheepy (amantes de beatas de cigarros estão muitas vezes atrasados no pagamento das rendas por serem a classe mais pobre), Studeepy (Cheepys transformados em estudantes exemplares que adoram quartos preparados para as longas aulas), Helmeteepy (para além de possuírem armaduras, atiram pequenas facas que atingem vários inimigos) e Richeepy (milionários que apenas aceitam um apartamento com a melhor mobília).

The Undead: Sendo os corpos de civis mortos, a sua lealdade para com o Diabo aumenta a cada batalha vencida. Excelentes em defesa e ataque directo (tank), os Undead dividem-se em Boneleton (provenientes dos corpos de heróis vencidos), Zombie (estes “mortos-vivos” aumentam a sua vida ao comer os corpos dos seus inimigos), Boneymusha (soldados mortos nos campos do Japão, adoradores de mobília cara e espadas duplas) e Funtom (fantasmas manipuladores, poderosos quer durante o dia quer durante a noite e fortes no ataque/defesa embora fracos contra magia).

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Elementals: Tal como o nome indica são criados a partir dos Elementos. Adoradores da Natureza não conseguem resistir a um apartamento cheio de plantas. No entanto, cuidado pois estes monstrinhos odeiam os Abyssals o que quer dizer que será impossível ter um Abyssal e um Elemental no edifício (a sua satisfação não aumentará e acabarão por abandonar o apartamento para sempre). Os Elementals são ideais para ataques de magia e longo-alcance, dividindo-se em Watermin (apesar de fortes quando chove, esta classe é pobre e com o passar do tempo ficará com as rendas em atraso), Flowery (espíritos de plantas que se assemelham a sementes e adoram mobília cara), Flamen (nascidos das chamas, são poderosos durante o dia e nunca abandonarão uma batalha embora possam ter uma ou outra renda em atraso) e Cragmax (sendo a classe mais forte adoram mobília resistente e cara).

Abyssals: Estes mensageiros do Além odeiam os Elementals e chegarão mesmo a abandonar o apartamento se no edifício viver algum. Atraídos por Altares onde podem rezar, os Abyssals dividem-se em Fishy One (filhos de Humanos e Abyssals e fortes quando chove, são pobres mas as suas rezas ajudam a atrair mais Abyssals ao condomínio), Pul-Pymesy (demigods feitos de geleia que não se atrasam na renda, mas cuidado pois morrem se estiver frio), Dagyon (reis nas terras do Além são poderosos quando chove), e Th’rone (reis interdimensionais que apenas habitam apartamentos dignos).

Demi-Humans: O seu respeito pelo Diabo diminui sempre que um inquilino morre. São generosos e nunca faltarão com a renda, no entanto, odeiam Demons e não hesitarão em abandonar o apartamento se algum viver no edifício. Os Demi-Humans são divididos em Horsaurus (arqueiros fenomenais que adoram mobília cara), Suman (provenientes do Este, são conhecidos pelos seus ataques rápidos), Frigideer (manipuladores do gelo ficam facilmente doentes no calor e a sua satisfação aumenta quando nasce um rapaz), e Q.P.D. (metade anjos metade máquinas, estes monstros usam armas de electricidade e são fortes em contacto com o sol).

Demons: Adoradores da escuridão tornam-se mais leais ao Diabo cada vez que um inquilino morre. São bastante exigentes e só aceitam a mobília mais cara. No entanto, odeiam Demi-Humans e não toleram a sua presença no edifício. Os Demons dividem-se em Eggeye (monstros com apenas um olho, óptimos contra magia e que embora odeiem pagar a renda nunca se atrasam), Succubus (objecto de fantasias eróticas são poderosos especialmente durante a noite), Glutton (adoradores de porco são poderosos mágicos) e Draculala (não sendo precisas mais apresentações, o Draculala é de longe o melhor e mais poderoso entre os magos).

Chimerae: Essencialmente animais mutantes, perdem ou ganham respeito pelo Diabo consoante a satisfação dos inquilinos. Os Chimarae são divididos em Wolfguy (soldados leais que adoram exercício físico e não resistem a uma casa/ginásio), Maihome (caracóis lentos e frágeis que enganam os inimigos, aniquilando qualquer um com os seus foguetes, poderosos durante o Verão), Sealynx (felinos anfíbios com caudas capazes de destruir qualquer um e que não se importam de pagar rendas altas) e Bearer (ursos adoradores de magia negra e mobília cara).

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A música vai desde o Samba a tons mais melancólicos mas sempre com uma Natureza “doce” e animada quase já própria do Japão. Os sons variam bastante de monstro para monstro e facilmente podemos ouvir a sua felicidade quando nasce um novo membro, a sua vergonha quando decidem ter uma “luta de almofadas” com o seu parceiro e até mesmo a sua tristeza quando não conseguem pagar a renda.

Maison de Maou é um jogo familiar que nos fará sorrir com a doçura dos inquilinos ou sentir o prazer de um objectivo concluído a cada quest terminada ou conforme o pequeno edifício vai crescendo mas também nos fará entristecer a cada perda de um residente morto em batalha.

O jogo está disponível para PC, Nintendo 3DS e X Box One embora em Portugal julgo que poderá ser adquirido apenas para PC via Stream ou Playism por 3.99€ sendo que ambos os sites têm uma demo disponível.

Artigo por: Ângela Costa

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