O canalizador mais famoso do Universo está de volta na nova consola da Nintendo, a Nintendo Wii. “Super Mario Galaxy” é o mais recente título da enorme saga Super Mario, e desta vez com imensas novidades. Este novo jogo de aventura combina as habituais plataformas, com um peculiar traço gráfico que recria cenários e personagens como se fosse de papel.
Nesta aventura, a mascote da Nintendo tenta evitar, por todos os meios, que o vilão – o Conde Bleck – transforme o mundo num reino de trevas. Por causa do casamento de Bowser com a Princesa, Mário é transportado para uma cidade interdimencional chamada flipside que fica “do outro lado da folha” e foi-lhe pedido para salvar a cidade e parar Bleck. Para impedir a destruição de todos os mundos, Mario precisa encontrar oito objectos chamados “Pure Hearts”. Mas para os encontrar, Mário precisa de se aventurar por vários mundos através de portas dimencionais convenientemente localizadas em Flipside.
Neste mundo também podemos controlar os amigos de Mario: Peach, Luigi e mesmo Bowser. Cada um com um “poder” especial: Peach voa como a Mary Poppins, Luigi salta mais alto que o Sergei Bubka, e Bowser transforma-se num tanque que cospe fogo. Também existem dezenas de inimigos e armadilhas para superar, mas Mário conta com uma invejável habilidade: pode alternar entre as duas e três dimensões num abrir e fechar de olhos.
No mundo 3D, as personagens são um pouco mais díficil de controlar, facilmente perdemos as noções de distância e de orientação devido à câmara do jogo que quando aparecem blocos reduzem a visão de campo do jogo.
Os cenários do jogo estão com óptimos gráficos, e o conceito é perfeito para este tipo de jogos. A longevidade do jogo com muitas missões paralelas, a fantástica aventura de Luigi em busca da Princesa Eclair e os mini-capítulos de Peach e Bowser dão ainda mais vontade de jogar este título até à exaustão. Como também é apanágio das séries de Super Mario, o sentido de humor não foi esquecido. Aqui vemos imensas referências a quase todos os jogos que existem da saga.
A banda sonora do jogo, tem uma é bastante épica, mas ao fim de algum tempo a música pode tornar-se um pouco cansativa.
Idealizado para um público mais novo, Super Mario Galaxy recorre ainda ao comando da Wii para descobrirmos alguns segredos e ganhar pontos extra quando se ataca os adversários. É uma utilização criativa do comando Wii num título que prova ser uma lufada de ar fresco no mundo dos jogos de plataformas.
Autor:Fernando Ferreira