Todos os que me conhecem sabem o quanto adoro o Japão e a cultura japonesa, por isso, a procura de produções (jogos) do país do Sol Nascente era inevitável.
Quem também está por dentro do mundo dos jogos, em especial dos de tabuleiro, sabe que o mercado no Japão não é como na Europa ou nos Estados Unidos. No entanto, o número de editoras e de jogos tem aumentado bastante nos últimos anos. Falando de jogos japoneses, uma das características mais evidentes é a portabilidade e consequentemente o tamanho do jogo.
Um desses exemplos é o jogo Whale to look da editora Oink! Games (Scout, Startups) que nos apresenta um jogo de caixa pequena (como é habitual no seu catálogo) e muito apelativo visualmente. Em Whale to look como o próprio nome indica vamos em viagem para alto mar em busca de dois animais que vivem por estas águas: a baleia e a orca.
Mas falemos do jogo, a zona marítima é criada/simulada por vários “tiles” em formato losango e cada jogador tem à sua disposição três embarcações compostas por 1, 2 ou 3 tripulantes que vai ter que usar para marcar a zona onde aposta que deverá aparecer a baleia e depois, mais tarde, a orca.
Os “tiles” dão-nos a informação onde há abundância de peixe e onde existe uma grande possibilidade de a baleia aparecer, enquanto que nas zonas de menos peixe será onde potencialmente avistaremos a orca. Temos também uns itens extra para nos ajudar na busca: uma âncora (que nos fixa na zona que queremos apostar”) e um radar para vermos as “zonas secretas”.
Whale to look criado pela dupla Jun Sasaki e Bruno Faiduti, conhecido pelos jogos Citadels e Mascarade brilha pelos componentes super pequenos e “fofinhos” (ou kawaii, como se diz no Japão) e pela presença na mesa quer graficamente, quer esteticamente.
Preparem os vossos binóculos e vamos embarcar nesta viagem em busca de baleias e orcas… All aboard!!!
Escrito por: Fernando Ferreira