Ultimamente tenho tido muitos amigos a quererem ir visitar o Japão. Antes de viajar perguntam-me sempre alguns locais e em especial museus dedicados à cultura “otaku” que deviam visitar. Por esse motivo, o ClubOtaku deixa a primeira parte de uma lista de 10 Museus Anime/Manga que devem visitar.
01. MUSEU GHIBLI
A oeste da capital japonesa na cidade de Mitaka fica o Museu dedicado ao anime/manga que possivelmente terá mais visitantes japoneses e estrangeiros. Planeado e desenhado por Hayao Miyazaki em 1998, usando “storyboards” identicos ao que usa para criar os seus filmes, a sua construção só começou em Março de 2000. Inaugurado em 2001, o Mitaka no Mori Jiburi Bijutsukan (三鷹の森ジブリ美術館) é o Museu oficial do Studio Ghibli.
Além das várias zonas (Mamma Aiuto, Straw Hat Café, Catbus Room e Rooftop Garden) dedicadas aos filmes do estúdio, também podemos visionar algumas curtas metragens que foram criadas especificamente para o Museu.
SITE OFICIAL: http://www.ghibli-museum.jp/en/
02. GUNDAM FRONT TOKYO
Este Museu é o único que não tem um edifício próprio. O Gundam Front Tokyo (ガンダムフロント東京) fica localizado no sétimo andar do grande centro comercial DiverCity Tokyo Plaza em Odaiba. Dentro do edifício encontramos as mais variadas formas de experienciarmos o universo Gundam criado em 1979.
Estátuas em tamanho real, cels, desenhos originais, models kits e mais uma panóplia de merchandise habita neste Museu.
Cá fora inponente está um Gundam com uns 18 metros de altura para sinalizar a meca dos fãs de “Mechas”.
SITE OFICIAL: http://gundamfront-tokyo.com/
03. MUSEU FUJIKO F. FUJIO
Abriu as suas portas em 2011 na cidade de Kawasaki onde Fujiko viveu durante anos. O Fujiko F Fujio Museum (藤子・F・不二雄ミュージアム) tem imensos itens dedicados ao autor e criador de um dos personagens mais icónicos da animalão japonesa, Doraemon.
Uma das partes mais interessantes do Museu é a zona onde podemos ver a secretária e todo o material que Fujiko utilizada para as suas criações.
SITE OFICIAL: http://fujiko-museum.com/english/
04. MUSEU INTERNACIONAL DE MANGA DE QUIOTO
Inaugurado a 25 de novembro de 2006, o Kyōto Kokusai Manga Myūjiamu (京都国際マンガミュージアム) foi uma parceria entre a cidade de Quioto, que ofereceu os terrenos e edifícios, e a Universidade Kyoto Seika, que criou a Faculdade de Estudos de Mangas nas instalações de uma antiga escola primária, situada no centro da cidade.
No interior do Museu encontramos os mais variados documentos históricos dedicados à banda desenhada japonesa bem como um arquivo que já ultrapassa os mais de 500 mil títulos disponíveis para consulta, incluindo as revistas da Era Meiji.
SITE OFICIAL: http://www.kyotomm.jp
05. MUSEU SHOTARO ISHINOMORI
A cidade onde viu nascer o mangaka por detrás do maior número de mangas editados no mundo também decidiu homenagear Shotaro Ishinomori criando em 2001, o Ishinomori Mangakan (石ノ森萬画館) na cidade de Ishinomaki. Em 2011, o Museu ficou parcialmente destruído devido ao grande terramoto que ocorreu.
No Museu podemos encontrar vários originais de imensos títulos que Ishinomori editou, bem como estátuas em tamanho real e diverso merchandise. Em Novembro de 2012, o Museu reabriu as suas portas ao público.
SITE OFICIAL: http://www.city.tome.miyagi.jp/kinenkan
Em breve deixaremos os outros 5 museus dedicados à cultura “otaku” que valem mesmo a pena visitar. Até lá, e se for caso disso… Boa viagem!!!
Escrito por: Fernando Ferreira