Não sei se é do calor ou se da falta de amor que nestes últimos tempos tenho dedicado as minhas leituras ao estilo shoujo (segmento de banda desenhada japonesa dedicada ao público juvenil feminino). 99% Cocoa (99%カカオ, na versão original) é mais um shoujo que entra para a minha lista de lidos.
O manga é um one-shot com apenas três capitulos editado em 2007 da autoria da mangaka Yoshioka Ririko (Kare wa Tomodachi e Shiro no Eden). A história compara e relata os amores e desamores entre Tomohiro Kanna e Sayumi Miyashita, a personagem principal deste manga com o sabor do cacau. Todos sabemos que num chocolate aumentando a percentagem de cacau melhora a qualidade deste, mas também aumenta a sua amargura. É o que se passa com o amor, no princípio pode parecer agradável, mas depois damo-nos conta que além de felicidade, também pode trazer a dor. Por isso vale a pena perguntarmo-nos se vale a pena provar algo assim.
A história é bastante simples e com uma trama completamente linear, já que estamos perante um único volume apenas de três capítulos. No entanto o importante neste manga é a mensagem que a protagonista deste manga quer-nos transmitir: o amor nem sempre é doce, às vezes também tem umas pitadas de amargo.
Cada capitulo conta uma parte da história de Sayumi, o primeiro intitulado “1- Neste mundo, a paz é o melhor” centra-se no encontro entre os dois persngagens principais e na forma como se conheceram, o segundo capítulo com o título de “2- Não está certo odiar um alimento, se o provar” mostra-nos a relação de ambos a consolidar-se e por fim o terceiro capítulo “3- Mesmo assim, sem dúvida, eu amo-te” são os problemas que surgem já como um casal.
Esta tipo de argumento é muito utilizado na literatura juvenil, por isso não é nada de outro mundo: um rapaz indiferente ao amor mas que de repente se vê apaixonado pela única rapariga que não está interessado nele… até que o conheça melhor.
O estilo de desenho de Yoshioka Ririko deixa muito a desejar. O “chara design” são desenhados com um traço bastante ao de leve, fazendo com que se misturem um pouco com o resto do cenário. Mas este não é o pior. Não é que me faça alguma espécie de ver vinhetas com grandes quantidades de branco, mas neste caso a autora parece desleixar-se com os “backgrounds”, deixando-os quase imperceptíveis. Também existem algumas vinhetas onde aparecem os personagens de frente e perfil desenhados de uma forma estranha.
Em suma, 99% Cocoa é um daqueles manga que se podem ir adiando a leitura porque não trás nada de novo, a não ser que gostem muito de chocolate… Romántico e amargo, como a sensação do chocolate com 99% cacau.
Escrito por: Fernando Ferreira