Mais uma triste notícia para quem gosta de manga. O homem por trás do “assustador” manga Gegege no Kitaro faleceu esta manhã na capital japonesa, anunciou o jornal Nikkan Sports. Shigeru Mizuki tinha 93 anos de idade.
Foi autor de um dos manga mais influentes da história da banda desenhada japonesa, Gegege no Kitaro começou a ser editado em 1960 e rapidamente teve séries de anime e adaptações para cinema. Este manga além de se ter tornado um dos títulos de referência na temática do “terror”, teve também o impacto de reacender o interesse dos japoneses pelo seu folclore em especial pelos yokai (nome dado às criaturas sobrenaturais do folclore japonês).
Antes de se tornar um mangaka a tempo inteiro, Mizuki foi soldado na Segunda Guerra Mundial. Durante o tratamento para a malária na Nova Guiné, o seu hospital foi bombardeada pelos aliados, e ele perdeu seu braço esquerdo. Este acontecimento levou-o a que retratasse as suas experiências de guerra nos manga que foi desenhando. O seu relacionamento com a tribo da Nova Guiné também o fez pensar em abandonar o exército.
Nos últimos anos, Mizuki sempre esteve ocupado a produzir manga como ia mostrando no seu twitter. É, foi e será sempre um dos grandes autores da banda desenhada japonesa e terá sempre o seu lugar entre os meulhores.