Nestes últimos tempos graças à editora Devir o catálogo manga em Portugal tem vindo a aumentar a bom ritmo. Primeiro foi Death Note e Naruto, depois Blue Exorcist e agora All you need is kill, um manga em dois volumes que nasce de uma adaptação de um “light novel”.
O romance homónimo foi escrito por Hiroshi Sakurazaka e as ilustrações que acompanham o livro são de Yoshitoshi Abe (Serial Experiments Lain e Haibane Renmei). Já para esta versão em formato de banda desenhada os desenhos ficam a cargo de Takeshi Obata, conhecido pela sua obra Death Note e Bakuman.
A história desenrola-se num futuro onde o planeta Terra é invadido por alienígenas chamados “Mimics”. Essas formas de vida que atacam a humanidade, querem o extermínio total e ocupar o nosso planeta. Keiji Kiriya, o protagonista, faz parte das forças militares responsáveis para combater esta ameaça. Na noite antes de seu primeiro assalto, tem um sonho que morre no campo de batalha, no entanto, em seguida, ele iria perceber que isso não era apenas um pesadelo, e é forçado a repeti-lo uma e outra vez, atingindo seu único propósito: a sobrevivência.
A narrativa do manga é óptima, mas para alguns leitores pode ser confusa no entanto não chega para cansar o leitor. Os protagonistas no geral estão bem criados e têm um bom desenvolvimento ao longo da história, sabendo que o manga tem poucos capítulos. A divisão em dois volumes é bastante apropriado, visto que entre o volume 1 e 2 damos de caras com o ponto chave na separação do contexto temporal. A visão de narrador na história é feita pelo próprio Keiji e observamos no protagonista uma forte mudança no seu crescimento.
Sobre a parte gráfica de All you need is kill não há nada a dizer, quem conhece o trabalho de Takeshi Obata sabe que ele é um excelente desenhador e que os seus personagens são geralmente com muito estilo, resultado da combinação de roupas muito bem elaboradas (neste caso vestuário e equipamento militar) e uma expressividade incrível.
Como nota de curiosidade este manga teve também uma versão cinematográfica no ano passado (2014) com o título de Edge of Tomorrow (No Limite do Amanhã, na versão portuguesa) e que tinha como actor principal Tom Cruise.
Quanto à publicação da Devir, ambos os volumes estão bem impressos, as capas estão de acordo com o conteúdo e as lombadas estão graficamente iguais (não gosto de ver livros da mesma colecção com lombadas diferentes ^_^ ). Resumindo nada de grave me saltou aos olhos e mesmo o preço é igual ao que costumamos dar pelos manga editados em inglês os clássicos 9.99.
Apesar de ser um manga curto (apenas dois volumes) All you need is kill é um bom título e que vale a pena passar os olhos por ele, até porque a história já está completa e não há o problema de ficarmos com a história a meio. Por este motivo damos os parabéns à Devir e ficamos à espera pelo próximo título a ser editado.
Escrito por: Fernando Ferreira