Loading...
AnimeArtigosManga

Anime Weekend Aveiro 2006

O evento de Aveiro, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições, caracterizou-se por um profissionalismo marcante, entregando um dos melhores eventos em Portugal, sem que isso subisse á cabeça de ninguém.

Este evento teve faltas inoportunas de pessoas e organizações que oferecendo ajudas, acabaram por não comparecer após incluso a sua participação estar assegurada. Uma situação que poderia ter acabado com um evento deste género mas que acabou por ser colmatada e reparada pela boa vontade dos fãs e voluntários presentes e de alguns organizadores de eventos anteriores que mantiveram coisas como o evento de Cosplay e Karaoke.

Os Workshops (Bonsai, Raku, Shiatsu, entre outros) foram um ponto alto do evento e disso foi prova a enorme adesão das pessoas esgotando-os muito tempo antes de o evento começar. Sem dúvida que o workshop mais concorrido foi o dado por três artistas nacionais conhecidas pelo seu trabalho entre os fãs. Os workshops de Mangá Digital e o de Mangá Manual foram gratuítos e dados com bastante profissionalismo correspondendo às espectativas da audiência.

Também os automóveis japoneses tiveram a sua aparição no evento pela mão da AJA (Amigo dos Japoneses Antigos), um grupo de entusiastas por veículos antigos de origem japonesa e que puderam assim mostrar alguns das suas peças de colecção.

images/artigos/awa/awa1.jpgimages/artigos/awa/awa2.jpgimages/artigos/awa/awa3.jpg

O Cosplay foi também das actividades mais divertidas de todo o evento, com encenações e apresentações em palco, dando oportunidade para photoshoots em várias poses dos vários cosplayers. Nenhum participante passou despercebido, todos saindo do palco com o devido soar de palmas.

O Karaoke caracterizou-se pelo esperado mar de pessoas a cantar das formas mais diversas, também elas aplaudidas à saída e entrada, porque afinal, o importante no karaoke nem é cantar bem, mas sim cantar!

Um ponto negativo do evento foi a falta de organização que levou a que as manhãs fossem apenas ocupadas pelos Workshops e não havendo assim os espaços de venda abertos, ou qualquer outra actividade secundária, sendo os horários marcados de tal forma que só haveria uma actividade a decorrer a cada dada altura. O resultado foi as pessoas ficarem vaguear pelas mais de 150 gravuras japonesas que faziam parte da exposição “O ARMÁRIO MILAGROSO”, por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Wenceslau de Moraes.

Na noite de sábado, uma falha de electricidade prolongada colocou metade de Aveiro ás escuras, incluindo o Parque, o que obrigou a AveiroExpo a fechar a exposição prematuramente, para o desânimo das pessoas que ainda chegavam para passar lá algum tempo.

Mesmo assim o evento ultrapassou todos os problemas e criou um ambiente muito agradável para os visitantes. Entre as várias bancas encontrava-se a banca do Clubotaku/MiMi Records e KZine (artistas nacionais), a Mangaline (uma editora portuguesa em inicio de carreira), BDmania, AnimePortugal, Centralcomics, Kingpin, Casa da BD e a EOL.

images/artigos/awa/awa4.jpgimages/artigos/awa/awa5.jpgimages/artigos/awa/awa6.jpg

A destacar fica a presença de duas edições por autores portugueses. A KZine, fanzine com conteúdo integralmente de autores portugueses composta na sua totalidade de material original, e a 108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo, uma compilação de bolso de expressões típicas da cultura moderna japonesa, com ênfase para o anime e manga.

Há que notar que ao atingir uma escala tal em que mesmo empresas já são responsáveis por organizar eventos de anime, a cultura japonesa deixou há muito de ser algo tão underground quanto certas pessoas possam ainda pensar. Esta já enraizada no mercado português e não pode ser vista como uma minoria, tendo este evento sido uma prova concisa do facto.

Autor:Miguel Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.