O género de mangá de terror tem cada vez mais fãs e leitores aqui em Portugal. O motivo talvez seja o enorme sucesso que Juji Ito tem alcançado por esse mundo fora e, claro, também porque no final do ano passado a editora Devir lançou uma compilação deste autor, intitulado Best Of Best.
Também nós somos fãs deste género de mangá e por isso andamos sempre à procura de novos títulos para ler e dar-vos a conhecer. É o caso deste mangá one-shot que tem como título Beyond the Bad Dream, na versão traduzida (悪い夢のそのさき…, leia-se Warui Yume no Sono Saki na versão original) e foi escrito e desenhado pela mangaka Sachiko Uguisu. Este mangá começou a ser publicado na revista Comic Tokumori da HOME-SHA, entre Março de 2009 e Maio de 2017 e mais tarde foi compilado num único volume.
Beyond the Bad Dream é um mangá que reúne 10 histórias curtas de terror que misturam o dia-a-dia de pessoas normais com o desconhecido, e que no final nos dá sempre um “plot twist” para surpreender ou melhor, assustar o leitor com a revelação final. Sachiko Uguisu mostra uma grande facilidade e habilidade para contar histórias e com isto ser capaz de oferecer argumentos completamente diferentes, que vão desde histórias com serial killers e zombies até contos com vampiros e alguns roubos de identidade, tudo isto bem temperado com um toque de humor negro e e umas pitadas de gore inesperado.
Por ter tantos tipos de histórias diferentes o mangá pode tornar-se confuso de acompanhar mas penso que se virmos cada história per si a leitura deste título talvez se torne mais interessante, contudo uma coisa destaca-se neste mangá: o desenho bonito e de linhas simples que a autora faz.
A arte deste livro é perfeita para este tipo de histórias. É inevitável compararmos a outros títulos do mesmo género, mas apesar de notarmos as influências dos grandes autores do mangá de terror e também dos filmes clássicos que navegam nas mesmas temáticas, a autora consegue neste Beyond The Bad Dream inverter estas influências e consegue contar uma história com poucas páginas, daí termos as 10 histórias neste mangá.
Para os leitores de Junji Ito, Kazuo Umezz e outros mestres do mangá de terror, este mangá de Uguisu fica aquém, mas se querem conhecer mais autores do género e se procuram uma leitura aterradora, mas leve e ágil ao mesmo tempo, então este é o one-shot indicado.
Sachiko Uguisu tem maioritariamente publicados one-shots, um dos quais saiu no manga Manga of the Dead publicado no Brasil pela JBC. Para conhecer mais obras desta autora podem visitar o site dela em: http://blog.livedoor.jp/uguisu_sachiko/
A edição que lemos foi a da editora Ivrea que é idêntica à edição japonesa. O mangá tem o formato tankoubon de tamanho B6 e com sobrecapas. Foi publicado em Espanha no outono de 2022.
Escrito por: Fernando Ferreira