Loading...
ArtigosManga

Bouken Shounen

A editora brasileira L&PM trouxe uma verdadeira obra-prima dos manga, Bouken Shounen do génio Mitsuru Adachi, num único volume (one-shot) publicado na revista Shogakukan Big Comic durante os 1998 e 2006. Mestre no gênero, já escreveu títulos espectaculares como: Touch (1981-1986), Rough (1987-1989) e H2 (1992-1999), infelizmente ainda inédito no Brasil. Adachi foi muito feliz no desenrolar deste manga, levando o leitor à mergulhar em historias fantásticas, aconchegantes e nostálgicas: “como o colo de mãe…”

Com historias singelas, o autor descreve trechos que todos nós já passamos em algum momento da nossa infância, buscando sentimentos escondidos em lembranças à muito tempo esquecidas. Com ilustrações e traços muito simples e agradáveis a fazer lembrar os manga japoneses mais antigos, Adachi consegue transmitir ao leitor um clima “melancólico”.

A primeira história, narra a historia do jovem Masahiko, que regressa à sua cidade natal, para se lembrar do seu local favorito na sua infância, na qual tinha o poder de viajar pelo universo imaginário, passado ou futuro, local aonde tudo podia acontecer. Chegando na estação de comboio, vê os moradores limpando e organizando a região após um festival, reencontrando pessoas, mas indo directamente para casa da sua mãe. Neste meio tempo, Masahiko lembra quando conheceu uma bela moça e a mãe dela, donas de uma pequena farmácia.

A impressão é sempre assim num clima bem nostálgico que o autor deixa nas suas pequenas historietas, lembranças, factos, coisas que eram bem comuns, só que nós nunca tínhamos percebido. Conquista o leitor já na primeira historia, é claro que ajuda também é a simplicidade dos traços limpos, deixam a obra ainda mais definitiva.

Cada conto envolve de um jeito peculiar,deixando-o, triste, alegre, tenso e em muitas vezes com saudade da sua tenra infância. Particularmente, fiquei muito emocionado com a primeira e a ultima historia, com tamanha profundidade e subtileza.

Bouken Shounen tem um acabamento superior ao que estamos acostumados a ver no Brasil e com o preço bem justo e agradável, o que nos leva à eterna discussão: qualidade X preço. Desde sempre as editoras brasileiras, têm vindo a lançar mangas com qualidade um pouco abaixo dos originais japoneses na mesma faixa de preços. Esperamos que com este lançamento, as editoras venham a melhorar o custo-benefício dos mangas em geral. Capa cartonada e folhas melhores do que as habituais, esta obra fica perfeita, e nada inferior aos manga original.

O que esperar de Bouken Shounen (Aventuras de menino, em português)? Este manga insere-se na linha das histórias “slice of life” e seinen (histórias para um público mais adulto), é divertido e muito emocionante. É um verdadeiro clássico, que facilmente nos agrada tanto na leitura como no visual mais tradicional. Por isso deixem-se levar por estas bonitas histórias que nos fazem lembrar a nossa infância. E se tiverem possibilidade de adquirir este manga na edição português do Brasil de certeza que não se arrependerão. Um clássico será sempre um clássico em qualquer parte do mundo!

Escrito por: Leandro William

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.