Enquanto a banda desenhada japonesa (ou a manga) teima em aparecer de uma forma continuada, parece que a ilustração japonesa em forma de livros infantis coneça a ter alguma expressão em Portugal. Uma das responsáveis para que isto esteja a acontecer é a editora GATAfunho que em 2005 editou 2 livros infantis e que tem presumo mais uns tantos na calha.
Escrito por Colin McNaughton e ilustrado por Satoshi Kitamura, este livro leva-nos à descoberta do imaginário das crianças, através da força inspiradora e poética da música. ERA UMA VEZ UM DIA NORMAL DE ESCOLA mostra-nos de que forma pode um professor inspirar e motivar uma turma inteira: um livro sobre os adultos que todas as crianças queriam e deviam ter!
Uma lírica e adorável história dum jovem estudante entediado que é levado para um outro mundo, quando um professor pões a tocar uma música na sala de aula.
Há pequenos pedaços de magia em toda a história, incluindo a explosão em cor, o rapaz do próprio maravilhosas histórias, e da forma como o novo professor desaparece numa nuvem de fumo no final do dia. Estes pequenos apontamentos de magia podem incentivar o leitor a mergulhar na sua própria imaginação.
McNaughton capta a libertação e deleite de uma escrita criativa no seu texto, que são reforçados pela brilhante e fantasiosa ilustração de Kitamura. A história de ambos entretém e incentiva os leitores a descobrir os seus próprios espíritos criativos, e para escrever.
Para ler e observar com atenção!
Escrito por: Fernando Ferreira