Loading...
ArtigosManga

Ice Age Chronicle of the Earth

São poucos os mangas de ficção-científica que um dos grandes mestres da banda desenhada japonesa publicou. Jiro Taniguchi é mais conhecido pelas suas obras contemplativas e do estilo “slice of life”, mas ele nunca foi de se acomodar e por isso também tentou abordar outras temáticas. Ice Age Chronicle Of The Earth (地球氷解事紀, leia-se Chikyū hyōkai jiki) é um manga em dois volumes com uma temática de ficção científica e foi publicado em 1988 pela editora Futabasha.

Ice Age Chronicle Of The Earth é um manga que demonstra plenamente as habilidades narrativas, íntimas e intrigantes, que distinguem o grande mestre Taniguchi. Os desenhos conseguem fazer o leitor entrar no mundo frio, sombrio e “sem calor” em que a Idade do Gelo se passa. O calor, obviamente, não deve ser entendido apenas como temperatura, mas também como a falta daquele calor humano de interacções e de afectos. Num mundo agonizante, rodeado por gelo, não há espaço nem tempo para relacionamentos humanos dignos desse nome para alguém como Takeru que vive numa base de mineração subterrânea e onde o seu principal pensamento é o dinheiro que pode acumular.

A própria estrutura do manga reflete o mundo: decadente, desmoronado, avançando pela inércia, habitada por indivíduos que agora estão vazios. As poucas excepções são encontradas pelos protagonistas deste manga que, em Takeru, refletem aquela humanidade que não desiste e que tenta superar todas as brutalidades da vida. A jornada que o jovem empreenderá será muito mais difícil e significativa do que ele poderia imaginar, mesmo remotamente, no início; a dificuldade de enfrentar o gelo é realmente o menor dos problemas, em comparação com as perdas, as derrotas e as experiências que viverá, que o mudarão radicalmente, no fundo.

Além de um cuidado preciso com os personagens descritos, Jiro Taniguchi aborda o antigo tema das repercussões das atrocidades humanas na natureza. Esta última, na Idade do Gelo, torna-se ao longo da série uma protagonista, que através de seu ponto de vista mostrará ao leitor como foram dramáticas as repercussões das decisões perversas tomadas pelo homem.

Se a natureza torna-se uma madrasta gelada e perversa, não o faz por escolha, mas como uma “consequência natural”, da qual nem mesmo ela pode escapar e da qual ela mesma sofre em primeiro lugar. Porém, tendo a oportunidade de recomeçar, a natureza decide deixar de ser vítima da opressão do homem, e aqui está o confronto com a raça humana, aqui está o confronto com Takeru, algo que será verdadeiramente comovente, construtivo, educativo para o leitor.

A arte de Taniguchi é irrepreencível e se nos lembrar-mos de quando saiu esta série de fois volumes, é impossível não comparar este manga com Akira de Katsuhiro Otomo (1982-90). Tal Como Otomo, Taniguchi também colocou ás vezes os personagens desenhados com uma estética quase caricatural – em fundos minuciosamente desenhados e, ocasionalmente ampliava os personagens para retratá-los em detalhes naturalistas maravilhosos.

Se ao argumento e aos personagens adicionarmos desenhos extremamente precisos, dinâmicos, tristes em descrever um mundo e uma humanidade em ruínas, mas também vivos e exuberantes na segunda parte, nos deparamos com um título verdadeiramente completo, cuja única falha é encontrada na final. Infelizmente, o segundo e último é muito rápido em comparação com a construção geral da obra e do primeiro volume, resultando assim numa história parcialmente satisfatória. Na realidade, Taniguchi tinha expressado várias vezes o desejo de continuar a série, mas infelizmente a sua morte prematura impediu-o de continuar.

Ice Age Chronicle Of The Earth, é um manga maduro e intenso, uma história de catarse não só do protagonista, mas da própria humanidade, vítima de si mesma e de sua própria avareza. Apesar daquele ponto “negativo” de acharmos que o final foi feito à pressa, esta série de apenas dois volumes merece ser lido.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.