O jurado do 57º Premio de Manga de Shogakukan anunciou esta semana os vencedores. Cada título vencedor receberá uma estátua de bronze e um prémio pecuniário de 1 milhão de ienes (aproximadamente uns 10.000 €). A cerimínia da entrega dos prémios será a 2 de Março no Hotel Imperial de Tóquio.
Um dado curioso na edição deste ano é que todos os títulos vencedores pertencem à propria Shogakukan.
Assim na categoría infantil o vencedor foi Inazuma Eleven, de Tenya Yabuno, para as categorias Shounen e Shoujo venceram Nobunaga Concerto, de Ayumi Ishii e Pin to Kona, de Ako Shimaki, respectivamente. Por último na categorial geral, o prémio foi para Sakamichi no Apollon, de Yūki Kodama.
Shogakukan criou este prémio em 1956 e nestes últimos anos encontramos vencedores como Hikaru no Go (2000), Inuyasha (2002), 20th Century Boys (2003), Keroro Gunsō (2005), Boku no Hatsukoi o Kimi ni Sasagu (2008), Cross Game y Black Bird (2009) y Sket Dance (2010). Os vencedores do ano passado foram: Yumeiro Pâtissière, Ōoku, Ushijima the Loan Shark e Uchū Kyōdai.
A edição deste ano contou com um juri de luxo, Mitsuru Adachi, Akira Oze, Mitsuyo Kakuta, Kaiji Kawaguchi, Chiho Saito, para citar alguns dos nomes.