É, sem dúvida alguma, uma das franquias com maior influência do entretenimento oriental. Originária de uma série de manga que comemora, actualmente, 30 anos e que ainda se encontra em publicação, JoJo’s Bizarre Adventure resultou num tremendo fenómeno desde o seu surgimento, dando base para várias adaptações animadas, tanto OVA como anime de TV, videojogos de várias gerações e actualmente com uma longa-metragem live-action em produção.
Toda esta epopeia começa em Inglaterra, no séc. XIX, quando Dario Brando, um vulgar feudo, pela mais vulgar das coincidências, se cruza com a carroça descarrilada de George Joestar, um nobre comerciante inglês. Enquanto Dario se aproveitava para se apoderar das riquezas presentes de Joestar, este acorda e confunde a situação, pensando que Dario o estivesse a salvar. Joestar acorda para a amarga realidade apenas para vir a saber que o seu filho, Jonathan, é o único sobrevivente da tragédia e promete a Dario Brando que lhe está eternamente grato. Após alguns anos, Dario morre e como recompensa pelo seu “salvamento”, Joestar adota o único filho de Dario, Dio, desconhecendo ele as malignas intenções de Dio em assumir a fortuna da família como vingança para com a sociedade. Dio é frio, maléfico mas calculista e perspicaz. Em contraste, JOnathan JOestar é um jovem que almeja ser um verdadeiro cavalheiro, embora actualmente se mostre apenas como uma criança inocente. Dio confrontava Jonathan por inveja e esta inveja causaria um conflito que interligaria os seus destinos por toda uma eternidade…destino tal que tomaria um rumo bizarro assim que a misteriosa mascara de pedra, preenchida por um maligno poder sobrenatural de transformar humanos em vampiros, entrasse nas suas vidas.
Uma das coisas que mais pode se destacar em JoJo são “AS POSES” que toda a sua história está dividida em partes, sendo que cada parte tem um protagonista e título diferente. Isto acaba por tornar mais fácil a entrada de novos leitores, sendo que se pode começar por qualquer parte do mangá, embora não seja recomendável perder nem um capítulo. Todo o novo protagonista é um descendente da família Joestar e todo o novo vilão acaba por ser relacionado à Mascara de Pedra ou a Dio Brando. Por isso “destino” acaba por ser uma palavra tão forte no universo de JoJo’s Bizarre Adventure. Uma herança de sangue mais que inquebrável. Como já descrevi a primeira parte, Phantom Blood, desta grandiosa epopeia vou passar a dar pequenas descrições das seguintes parte que actualmente possuem adaptação animada (para evitar spoilers maiores):
Parte 2 Battle Tendency – Joseph Joestar, neto de Jonathan Joestar e praticamente o seu oposto em ideais, enfrenta os pré-históricos Pillar Men, seres que habitavam a Terra antes dos seres humanos e originais criadores da Mascara de Pedra, que recentemente reapareceram, em pleno século XX, e agora procuram tornar-se os senhores da superfície com a junção da Pedra Vermelha de Aja com a Mascara de Pedra.
Parte 3 Stardust Crusaders – Jotaro Kujo, neto de Joseph Joestar, o delinquente mais duro que alguém já pode ter conhecido, recentemente pediu para ser trancado na prisão por achar que ele estaria possuído por um espírito maligno. Joseph Joestar aparece no Japão para mostrar a Jotaro que, na verdade, este “espírito” é a uma manifestação física do consciente, um “Stand”, e que o aparecimento deste poder indica o retorno do inimigo mais mortífero da família Joestar. O poder dos Stands a partir daqui acaba por se tornar o elemento mais carismático do universo de JoJo durante todas as restantes partes.
Parte 4 Diamond is Unbreakable – Ao contrário das outras partes, esta aventura é focada num único ambiente, a cidade de Morioh onde, ultimamente, tem-se presenciado alguns acontecimentos bizarros. Esta parte foca-se na rotina diária de Josuke Higashikata, o jovem filho bastardo de Joseph Joestar, e dos seus amigos, na cidade de Morioh, enquanto estes acabam por ficar cada vez mais perto no rasto do assassino em série, que se tem escondido na cidade durante longos anos.
Mas porque será que esta série tem tanto sucesso? Bem, dá-se pelo facto de que a premissa de JoJo ser uma história que promete ser bizarra…é cumprida de todas as formas e feitios. Desde o primeiro arco até aos mais recentes. Toda uma execução que trás o melhor da série ao de cima, sendo que esta é feita mostrando ser consciente dos seus exageros e patetices que a compõem. Não se conseguiria assistir uma série que se leva a sério e dramaticamente, quando na mesma acontecem valentes maluquices, não é? A chamada “suspensão de descrença” é aumentada violentamente mas de uma maneira muito bem cuidada pois ainda assim a série mantém a sua noção de drama, de tensão e rumo. Resumindo, JoJo é dos melhores títulos de acção desmiolada…mas que realmente sabe o que está a fazer! E que acaba por ter conteúdo e personagens mais bem pensados ou criativos que muitos títulos que se levam a sério por aí.
Uma curiosidade que muitos podem notar ao ler ou ver JoJo é que a grande maioria dos elementos da serie, personagens e poderes, tem nomes como referências a grandes nomes do mundo da musica. Isto dá-se pelo facto de que o autor de JoJo é um enorme apaixonado por este mundo e mesmo desde a primeira parte da história já faz as suas referencias. Temos como alguns exemplos: Dio, que para além ter este nome por causa do seu tom contrastante com o nome de Jonathan, vem do músico Ronnie James Dio; William A. Zeppelli, um personagem de Phantom Blood e tutor de JoJo na arte do Hamon (poder que este acaba por obter), cujo nome vem da banda Led Zepplin; ou até mesmo Robert E. O. Speedwagon, aliado de Jonathan, cujo nome vem da banda REO Speedwagon. Isto é apenas a ponta do icebergue… há mais referencias musicais em JoJo como há personagens e uma são mais evidentes que outras.
Apenas uma pequena curiosidade sobre o criador de JoJo, Hirohiko Araki… este homem provavelmente é um vampiro… Desde que começou a publicar na revista Shonen Jump, ele não mostra sinais de envelhecimento. Ou seja, JoJo é um título tão fresquinho que até rejuvenesce quem escreve.
JoJo é bem capaz de ser a série que actualmente mais dura e continua a prometer a cada capítulo que passa. O anime está no seu auge e é apenas mais uma das razões para a série se tornar ainda mais aclamada. Então caros leitores, corram para ver o anime o mais rápido que puderem! Não se vão arrepender!
Escrito por: Diogo Pereirinha