Loading...
ArtigosManga

Le Jour de Loup

Quem esta no mundo do mangá sabe que França é o país, fora do Japão, onde se edita mais mangá. Para além disso, é também onde existe uma maior variedade de publicações para as diferentes demografias. Tendo estas duas informações em vista, fomos à procura de títulos que dificilmente o leitor comum de mangá descobriria ou se interessaria em ler. Hoje apresentamo-vos um deles.

Escrito e desenhado por Yoji Fukuyama, Le Jour de Loup (O dia do Lobo) é um mangá de apenas um volume, inicialmente publicado no Japão pela editora Kyûryûsha, em 1987. A versão francesa foi apenas publicada 17 anos mais tarde, e julgamos que não existe outra edição além da original e francesa.

Numa noite de lua cheia, a jovem Kanoko fica coberta de pelos. Esta é uma doença infantil bastante leve, mas o mesmo não se pode dizer para a sua irmã mais velha Natsuko, isto porque, quando contraída em idade mais avançada, a pessoa transforma-se em lobo. Para tornar esta situação ainda mais preocupante, ela desaparece. Taihei, o seu namorado e Kanoko, a irmã mais nova da sua namorada Natsuko decidem ir procurá-la. Nesta busca, encontram o cadáver de um estranho…

A partir deste momento, os acontecimentos vão caindo em catadupa a um ritmo frenético, totalmente impossível de resumir. Verdadeiro mestre da comédia de situação, Fukuyama joga e traz-nos uma história onde o suspense fica um pouco à margem para focar exclusivamente no ritmo e na sequência sempre surpreendente das situações.

Um facto de realçar neste mangá é a forma como o autor lança as suas personagens para uma quantidade enorme de eventos ao longo da história, não esquecendo contudo todo o lado cativante de cada uma delas. Temos Taihei, um herói pastelão que corre de desventura em desventura, sempre a afundar-se cada vez mais em cada ação que faz, e as duas irmãs, vítimas de uma doença que só lhes atrai problemas, no entanto, cada uma delas acaba por ser verdadeiramente comovente à sua maneira.

A arte de Yoji Fukuyama é bastante limpa e com um desenho bastante realista. A forma como é desenhado e o tipo de diagramação de página leva-nos para um estilo “clássico” a fazer lembrar a arte do Jiro Taniguchi, autor bem cotado em Portugal e já com 5 mangás editados.

O mangá one-shot Le Jour de Loup (ou na versão original オオカミが出てきた日, leia-se Ookami ga Dekita Hi) é inspirado no folclore japonês, que empresta ao tanuki uns dons de transformista. É um título que está situado na demografia de leitores seinen (público adulto) e que podemos inserir no género acção e fantasia. Por isso, se este for o vosso género não hesitem em procurar e ler este mangá.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.