Todos sabemos que, entre outros, os animes e mangas podem influenciar os nossos comportamentos e ideologias, especialmente quando somos crianças. A Drª. May May Leung, publicou no dia 13 de Janeiro um estudo sobre de que forma os Mangas podem influenciar a dieta das crianças.
O estudo foi realizado em Brooklyn (Nova Iorque) onde 57 crianças de 11 anos foram separadas em dois grupos, cada grupo destacado com um Manga diferente. O primeiro grupo leu Fight for Your Right to Fruit (publicado pela investigadora em 2011) e o segundo leu algo não-relacionado com comida. No final das leituras, as crianças tiveram de escolher entre um prato de comida saudável e um com bolachas e batatas fritas. Das crianças que leram Fight for Your Right to Fruit, 61% escolheu o prato saudável, escolhido por apenas 35% dos que leram o manga normal.
Leung, preocupada com a obesidade infantil, acredita que estes resultados provam que os hábitos alimentares podem ser alterados através dos medium (Cinema, Banda Desenhada, entre outros), chegando mesmo a afirmar: Os Mangas podem ser usados para promover comportamentos saudáveis e criar hábitos de consumo de fruta numa juventude em risco. Os gráficos e textos simples fazem deles um formato muito útil para convencer a população jovem.