Loading...
ArtigosManga

MeruPuri

A editora Panini (Brasil) surpreendeu toda a gente quando anunciou o seu shoujo (mangá para meninas) MeruPuri – The Märchen Prince. A autora, Matsuri Hino, é uma mangaká em ascensão, com um traço bonito e seguro. O mangá, de 4 volumes, é uma mistura de romance e comédia – com momentos bem ensandecidos – com uma pitada de drama. A série foi publicada na revista LaLa, a mesma de Karekano, entre 2002 e 2004.

O termo “Märchen”, que está no título, vem da língua alemã e quer dizer “conto de fadas”. E é isso exatamente que a história é, um conto de fadas, que tem um príncipe encantado que precisa, apesar dos obstáculos, unir-se à sua amada. Há muita magia, um príncipe mau que não é tão mau assim, e vários ingredientes que podem ser encontrados nos livros infantis, só que relidos por uma autora de shoujo mangá, que consegue combinar o tradicional com aspectos da comédia romântica escolar. Curiosos?

A história é mais ou menos a seguinte: Aram (*que aqui será Alan*) é o pequeno príncipe de um mundo mágico; e, graças ao feitiço do seu irmão-invejoso Jeile, ele vem para a Terra. Aqui ele conhece a colegial Airi, que usa o seu espelho em forma de estrela como portal entre o seu universo e o nosso. Airi é uma menina ultra-romântica (*a ponto de ser engraçada no seu exagero*) e, apesar de não saber, é descendente de uma princesa que foi exilada há muito tempo do reino de Aram. O príncipe é apenas uma criança e Airi mora sozinha, conforme um dos mais recorrentes clichês do mangás, sejam shounen ou shoujo, e abriga o estranho garoto, que a menina acredita ser filho de algum funcionário de embaixada ou um nobre estrangeiro.

O menino come, brinca, vê televisão, apaixona-se por anime, e acaba a dormir com ela. No dia seguinte, para surpresa de Airi, o menino acorda na forma de um belíssimo adolescente. O servo de Aram passa pelo espelho, e esclarece as coisas: tudo é culpa do feitiço, e cada vez que se usar a magia, o principe envelhecerá! Se for deixado no escuro, também. Só um beijo de uma rapariga pode reverter os efeitos. Assim, Ariri tem que ceder o seu primeiro beijo – coisa que em shoujo mangá tem muito valor – para salvar o jovem príncipe. Nem preciso de dizer, que a vida da rapariga vai alterar-se imenso por causa da presença do príncipe, exactamente no momento em que sua vida amorosa parecia deslanchar com um colega de escola adorável. Depois ainda aparece Jeile que é absolutamente doido e incapaz de desfazer o feitiço… E o príncipe mais velho deseja Airi como esposa, despertando no seu jovem irmão sentimentos que ele, uma criança, não deveria sentir. Bem, leiam o mangá, porque vale a pena!

MeruPuri é publicado nos EUA pela VIZ e não estava entre as apostas do público brasileiro. Ninguém nem suspeitava que este seria o novo shoujo da Panini. Agora, se fôssemos para observar descobriríamos que MeruPuri foi, ou é, publicado na Europa (Itália, França, Alemanha e Espanha). Bem, fiquei feliz com a escolha, apesar de ser a Panini. É um shoujo de qualidade, sincero e agradável.

MeruPuri não vai mudar a tua vida, acredita, mas vai garantir momentos de diversão com direito a boas risadas. Como disse, é um mangá simpático e sem grandes pretensões.

Autor:Valéria da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.