Este é o sétimo título que a editora A Seita lança para o mercado editorial do mangá em Portugal. A escolha recaiu em O Meu Marido Dorme no Congelador, um mangá baseado no romance de Misaki Yazuki e adaptado e desenhado por Hyaku Takara. Saiu inicialmente no Japão na revista MangaONE (Shogakukan), sendo completo em 2 volumes, depois em França também num formato de dois volumes e agora chega a Portugal numa edição integral, ou seja, temos os dois volumes juntos formando assim um “one-shot”.
Logo à partida o título deste mangá abre-nos o apetite, não no sentido literal, mas aguça-nos a curiosidade para saber o porquê deste título. O Meu Marido Dorme no Congelador (私の夫は冷凍庫に眠っている, leia-se Watashi no Otto wa Reitouko ni Nemutte Iru) é um thriller psicológico envolvente e perturbador, que relata a história de Nana uma mulher que sofre de violência doméstica.
A situação atinge um extremo que a única forma que Nana vê para se livrar do marido é matando-o e esconde-lo no congelador.
O mangá tem bastantes elementos de suspense, a narrativa apresenta reviravoltas chocantes, abordando temas como violência doméstica, abuso psicológico e vingança. A atmosfera da narrativa é sufocante e dá-nos ritmo que oscila entre momentos de tensão extrema e introspeção. Esta obra também é uma crítica social ao machismo e à violência contra a mulher, especialmente em contextos familiares.
Visualmente, o mangá sobressai pelo seu traço limpo e expressivo, o que contribui para intensificar o impacto emocional da narrativa, tornando-se uma leitura provocativa e instigante.
O mangá O Meu Marido Dorme no Congelador recebeu uma adaptação em série live-action em 6 episódios em 2021 aumentando ainda mais o sucesso desta obra. Para aqueles que apreciam histórias que desafiam a lógica convencional e provocam reflexão sobre a condição humana, O Meu Marido Dorme no Congelador é uma experiência que, no mínimo, não deixa ninguém indiferente.
Escrito por: Fernando Ferreira