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Range “Ranji” Murata

Originário da segunda maior cidade do país do Sol Nascente Range “Ranji” Murata (村田蓮爾, 1968 – ) é um dos mais conhecidos ilustradores japoneses e conhecido por misturar diferentes géneros estilísticos nos seus trabalhos, como por exemplo Art Deco com elementos de anime.

Tornou-se conhecido depois dos seus trabalhos de “concept design” em Last Exile, Blue Submarine no. 6 e mais recentemente, Shangri-la.

Nasceu em Osaka em 1968 e como muitos jovens japoneses passou os anos de escola a desenhar doushinji. Entra na universidade para estudar Desenho Industrial com o objectivo de sair do seu curso como desenhador de automóveis. Tudo o que tinha rodas era a sua paixão. Mas a vida não quis que ele tomasse esse caminho e começou a sua trajetória artística a trabalhar na indústria de videojogos em 1993. O seu primeiro grande projecto foi o desenho de arte de Power Instinct 2 e Groove on Fight, dois jogos de luta da empresa Atlus.

Depois destes trabalhos começa a ilustrar para revistas como a Keirakuten ou a Ultrajump. Em 1996 retira-se da indústria dos videojogos para trabalhar como freelancer, e pouco tempo depois apresenta o seu primeiro livro ilustrado intitulado Like a Balance Life.

Em 1999 publica o seu livro a cores Flat. Apesar de se ter afastado do mundo dos videojogos, Murata ainda chega a colaborar em alguns projectos para a Playstation 2 no jogo Spy Fiction.

Raramente publica mangas, preferindo mais os “one-shots” em antologias ou os doushinji (o equivalente aos nossos fanzines). Entre os seus trabalhos mais relevantes estão Rule, Futurythm e os famosos artbooks Robot 1, 2, 3. No ano de 2006 foi considerado o artista do ano pela revista Seiun Award.

A partir de 2000 começa a trabalhar na indústria do anime dos quais destacamos Ao no Roku-gō (青の6号, literalmente “Blue No.6”), Animatrix (アニマトリックス) a antologia baseada no filme com o mesmo nome realizada pelos irmãos Wachowskis, e Last Exile (ラストエグザイル) a série animada produzida pelos estúdios Gonzo (Afro Samurai, Rosario + Vampire e mais recentemente Akiba’s Trip).

Deixando o seu curriculum vitae de lado, o que é mais interessante em Murata é o seu estilo que facilmente consegue-se distinguir dos seus pares. Três características ajudam-nos a perceber o seu estilo inconfundível: Em primeiro lugar as suas personagens femininas, que se apresentam quase sempre com um aspecto muito infantil e delicado em contraposição com a maioria dos personagens masculinos que apresentam uma aparência adulta. Depois temos a toda a aplicação dos seus conhecimentos de Design Indústrial na criaçãod e mobiliario e veículos, basta nos lembrarmos do seu trabalho brutal na série Last Exile.

Por fim temos a moda. Os seus desenhos de vestuário são uma mistura vencedora entre um futuro longínquo cibernético e o estilo Art Decó do princípio do século passado. Range Murata recreia-se detalhando todas as texturas: latex, vinil e fibras sintéticas muito justas são as suas preferidas. O resultado é sempre elegante e sofisticado levando a que a comunidade cosplay tenha um gosto especial no trabalho de Range Murata.

Range Murata é um autor extremamente valorizado e que vale a pena conhecer não só pelo seu trabalho de ilustração em livro como e em especial na animação.

Escrito por: Fernando Ferreira

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