Loading...
ArtigosManga

Sandland

Depois do sucesso incontornável de Dragon Ball não só no Japão como no planeta Terra, Akira Toriyama “decidiu” oferecer-nos de vez em quando histórias mais pequenas, compensando assim os imensos fãs que estão sempre à espera de novas histórias.

1

Sandland é uma dessas histórias. Uma vez mais Toriyama permanece no universo que tanto aprecia e caracterizou-o: um mundo imaginário onde os humanos convivem com criaturas estranhas. Aqui, o mundo é um imenso deserto. Os humanos, a sua sede de conquista e de guerras transformou o mundo vasta numa extensão à areia. A água torna-se um bem precioso e á custa disso, o soberano deste imenso reino aproveita para instaurar uma ditadura invisível. Aproveitando a fonte de água secreta, este soberano vende garrafas de água mineral ao seu povo.

Mas ao lado desta degradação humana vive um outro povo, um povo temido pelos humanos: os demónios. Um xerife de uma pequena aldeia chamado associa-se a estes monstros folclóricos para tentar descobrir uma fonte secreta que dizem que percorre as terras secas. Para essa busca ele pede ajuda aos demónios e deseja ser acompanhado por dois deles.

2

Belzebubu, um jovem monstro de 2500 anos propôem-se voluntário para esta missão. Apesar de ter uma terrivel potência e engenho, Belzebubu é um monstro “especial” (deita-se e levanta-se sem nunca escovar os dentes), mesmo assim Rao percebe que ele esconde uma imensa bondade. O velho Sheef será o outro membro para completar o trio que deverá enfrentar o exército do rei para alterar o mundo.

Publicado no ano 2000, Sandland é um título que não desilude o grande fã de Toriyama. O chara-design é bastante agradável, apesar de alguns personagens terem referências de trabalhos anteriores, mesmo assim os personagens de Sandland tem um carisma que os fazem viver longe de outras histórias, refiro-me claro a Dragon Ball. Também as poucas cenas de combate e acção fazem com que as personagens e a história fuja do estilo Dragon Ball.

3

Esta história de apenas um volume (14 capítulos) reencontra evidentemente o humor do mangaka e o seu traço dinâmico associado uma uma história interessante que mostra a união de dois povos apesar do regime político vivido naquelas areias desertas.

Além da edição em japonês, Sandland foi editado em vários países europeus (França, Alemanha), mais recentemente tornou-se numa das histórias incluídas na edição americana de uma das revistas japonesas mais conhecidas de manga: a Shounen Jump.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.