Loading...
ArtigosManga

Tsumi to Batsu

Miroku Tachi é um universitário brilhante, órfão de pai, que recebe da irmã mais velha todo o apoio necessário para ter uma vida confortável. Solitário e introspectivo, afasta-se de todo o contacto social para grande frustração dos que tentam aproximar-se dele e chega mesmo a desistir do curso. Começa então a questionar o sentido dos sacrifícios da irmã, quando ele próprio não faz nada para ajudar ao sustento da família. Passa vários meses sem estudar ou trabalhar, praticamente em reclusão no seu pequeno estúdio, até que, acidentalmente, contacta com um grupo de colegiais que se prostituem.

Este é o ponto de viragem na vida de Miroku. A partir daqui vive obcecado com a ideia de concretizar “o plano” que o irá ajudar a ele e à sua irmã. Estúpido, absurdo ou fantasioso que o seu plano se lhe afigure, Miroku acaba de facto por levá-lo a cabo e… comete um crime. Mas que moral pode legitimamente julgar as suas acções, quando é um fim maior que está em jogo? Quando se trata de eliminar os parasitas que ferem os outros só pelo simples facto de existirem?

O crime de Miroku despoleta uma espiral de acontecimentos imprevistos envolvendo a polícia, yakuzas e a máfia chinesa. O jovem vive de espírito atormentado, assombrado por dúvidas. À medida que os capítulos se desenrolam torna-se evidente que a esperança reside na expiação do crime. Resta saber qual o caminho que Miroku decide seguir para atingir a redenção.

Este “seinen” (termo utilizado para manga para adultos) de Naoyuki Ochiai é uma adaptação livre e actual do clássico “Crime e Castigo” (em japonês, “Tsumi to Batsu”) de Dostoiévski. Nele, o mangaka aborda de forma magistral a natureza humana, recorrendo frequentemente a monólogos interiores para expressar as dúvidas, sentimentos e emoções do protagonista. As restantes personagens são igualmente profundas e complexas, contribuindo para retratar detalhadamente as mais diversas personalidades, estados de alma e motivações com que o ser humano se pode apresentar.

Trata-se de uma história sombria, que decorre num mundo cruel, profícuo em situações extremas, e onde aparentemente só cabem dois tipos de seres: os fortes e os fracos. Com um desenho cuidado e expressivo, “Tsumi to Batsu” merece, seguramente, toda a atenção dos leitores.

“Tsumi to Batsu” começou a ser publicado no Japão em 2007 e foi concluído em 2011. No Ocidente, é editado pela Akata/Delcourt (França) como “Syndrome 1866”, 1866 foi o ano da primeira edição, em fascículos, de “Crime e Castigo”. O último volume desta série de 10 será publicado em Janeiro de 2012. Recentemente, Ochiai conversou com a editora francesa a propósito de “Syndrome 1866”:

Com esta obra, decerto que Ochiai conquistará fãs fora da Ásia!

Autor: Ana Francisca Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.