Loading...
ArtigosMúsica

10 + 1 discos para sacar a custo zero de 2023

Há já algum tempo que não faziamos listas de discos que foram lançados por netlabels, e como já estávamos com saudades decidimos trazer de volta a rubrica “10 discos para sacar a custo zero e ouvir como se não houvesse amanhã”, ou seja, uma selecção de 10 discos editados por vários catálogos de música (editoras “virtuais” que distribuem música em formato digital para download gratuíto) do país do Sol Nascente durante o primeiro semestre de 2014.

01. nottanishiunimi – golden ratio (lost frog)
Começamos a lista logo a abrir, com uma edição da Lost Frog uma editora japonesa que já anda por cá há bastantes anos. Este álbum é uma viagem altamente vertiginosa e um nó completo no cérebro. Hyper-core ao mais alto nível!!!
[DOWNLOAD]

02. Takahiro Mukai – Vigilante (mahorka)
Um artista como um curriculum já invejável, Takahiro Mukai é conhecido pelas suas paisagens sonoras esculpidas nas suas máquinas e nos seus instrumentos de “Circuit-Bending.
[DOWNLOAD]

03. Tomoo Kosugi – Overwrite (MiMi Records)
Composto por 10 temas, Overwrite é um disco que maturou um ano. Um disco cheio de detalhes que tornam a experiência sonora uma viagem inesquecível.
Recomendado!
[DOWNLOAD]

04. Tatsuro Fukuda – untitle (zenapolae records)
Da capital japonesa chega mais um projecto e um disco de música ambiental cheio de paisagens sonoras bem “negras”.
[DOWNLOAD]

05. Ryota Saito – Through the window (Soisloscerdos netlabel)
Um single techno para os fãs do género. Destacamos o segundo tema “Snow Scene” onde gostámos bastante da mistura das vozes de canto clássico em modo etéreo com a batida 4×4. Facilmente começamos a bater o pé!
[DOWNLOAD]

06. kinoue64 – あ​な​た​だ​け​に​聴​い​て​ほ​し​い (Bandcamp)
Um disco para quem é fã de vocaloid e de guitarras em modo de Shoegaze. É uma edição de autor, mas já estamos de olho nele para quem sabe uma edição na MiMi Records ainda este ano. Recomendado!!!
[DOWNLOAD]

07. 響現 – Awakening (lost frog)
Para quem gosta de corte e costura, este “Buddha,Mozart and the Ladies” é um tratado de boas colagens sonoras e de bom gosto fotográfico como podemos ver na capa do disco. Contém samples de Mozart, Wagner, Beethoven, Jacques Helian e Duke Ellington, só para citar alguns nomes.
[DOWNLOAD]

08. illequal – fragment (Maltene Records)
Batidas obscuras de ambient e trance trap, retratando um momento onde a quietude e o movimento se cruzam. Um disco bastante interessante e que deve ser explorado.
[DOWNLOAD]

09. milkeystain – Eschatology (omoide label)
Mais um disco de estilo vocaloid que tanto encanta os japoneses e todos aqueles que gostam da cultura otaku. Como uma capa bem anime style este Eschatology é um disco onde podemos ver a versatilidade de estilos musicais. Temos pop, postrock e electrónica sempre acompanhada por vozes kawaii.
[DOWNLOAD]

10. 故やす子 feat. 仮名 – パ​ン​ダ​の​飼​育​日​誌 (MiMi Records)
E como não há duas sem três, aqui fica a fechar a lista mais um disco de vocaloid.
Eletrónicas, samplers e vozes combinam-se ao longo de 4 faixas que te vão fazer mexer o corpo. Um estilo que o próprio artista apelida de Mathcore Vocaloid.
[DOWNLOAD]

Como bónus fica o bonito split EP Sayonara ( https://mimirecords.bandcamp.com/album/sayonara ) lançado também na MiMi Records, a netlabel que pertence à casa. Para ouvir este disco que tem a voz angelical e éterea de Linda Bjala (Izumi Suzuki) e as paisagens sonoras em modo de drone de Ogata Tetsuo (moi même) sugerimos que façam um chá bem quentinho e que tenham uma boa vista para a paisagem.

Estes são os discos que destacamos do ano que agora terminou, mas também estamos abertos às vossas sugestões. Se gostam de seguir o mundo das netlabels visitem e ouçam os discos da MiMi Records ou das outras editoras que mencionamos neste “best of” de 2023.

Bom 2024 e boas audições!!!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.