“Smile” é o nome do novo registo do trio japonês Boris Amantes do progressivo e dos drones, e lançaram pela editora Diwphalanx Records (edição japonesa) e pela Southern Lord (edição americana) o seu mais recente longa duração que conta com a participação de Michio Kurihara, da banda japonesa Ghost, e Stephen O’Malley, dos Sunn O))).
“Smile” é um disco magnífico de oito temas onde os solos de guitarra ganham uma nova dimensão depois de serem “sampladas” em estúdio para posteriormente poderem ser manipuladas. Uma colecção de canções com as vozes de Atsuo e Takeshi dois dos seus membros e líderes vocais juntamente com os baixos mais aterradores dos últimos tempos.
O disco abre com “Message” uma introdução incrível e continua com um conjunto indescritível de bons temas como é o caso de “Buzz-In” que nos leva ao punk mais violento, ou outras canções mais experimentais a fazerem-nos lembrar uns The Mars Volta de olhos em bico. Na recta final do disco chegam os temas melancólicos sendo o último tema “Untitle” com a participação de Stephen O’Malley, uma espécie de descanso do guerreiro.
A cada audição que se faça a “Smile” sentimos que este disco ultrapassa qualquer fronteira, e que esta forma de escrever canções deixam-nos de boca aberta, ao vermos e sentirmos que os estilos presentes neste registo se diluem e misturam-se.
Definitivamente “Smile” quer na sua edição japonesa como americana (os discos contêm pequenas diferenças) é um bom disco para os amantes da música que vêm do Japão e não só.
Para tirarem as dúvidas poderão ver os Boris ainda este mês no Porto-Rio no Porto (26.05) e na Galeria ZDB em Lisboa (27.05).
Autor: Fernando Ferreira
t3tsuo
É um grande disco! Os Boris rulam!!!