Este novo disco da editora Flau (do Yasuhiko Fukuzono membro do projecto AUS, que editram pela Moteer, Music Related e a Preco), é o mais recente trabalho “físico” da talentosa artista japonesa Yukiko Ito, mais conhecida como Cokiyu.
Mirror Flake é o segundo album de originais, isto se contarmos com “Time+Space” a edição “virtual” em formato .mp3 pela MiMi Records (uma netlabel portuguesa que se dedica a editar projectos japoneses).
Antes deste segundo registo, Cokiyu participou como vocalista em vários albuns e concertos dos AUS. Mirror Flake cria um novo estilo no género da pop de “quarto”. O album transporta-nos para as sonoridades delicadas e de bonitas melodias orgânicas tocadas e criadas por instrumentos simples como por exemplo pianos de brincar, caixas de música, guitarras, elementos de uma electrónica lo-fi e a voz sussurante e deliciosa de Cokiyu.
Mirror Flake é atmosférico e evocativo, bonito e charmoso, e muitas outras coisas que podemos imaginar depois de ouvirmos este longa duração. Para quem conheça o ainda pequeno trajecto de Cokiyu, ela tem um Master Degree em musicologia na Universidade de Kunitachi em Tóquio, por isso não é de admirar todo este cuidado musical e estético.
Á semelhança da música de Cokiyu, também a capa criada pela ilustradora japonesa Takafumi Tsuchiya é delicadamente bonita e abre-nos logo a curiosidade para sabermos o que vem dentro daquela caixinha.
De há uns tempos para cá, a “pop” japonesa tem vindo a destacar-se pelas vozes femininas. Este é sem dúvida um “must have” e um desses destaques para todos os fãs de Caroline, Piana ou Mosquitoo (todos eles projectos japoneses). Abram bem os ouvidos que chegou a nova era da música pop contemporânea japonesa. E quase que me atrevo a dizer que possivelmente este vai ser um dos albuns do ano de 2007.
Autor:Fernando Ferreira