Loading...
ArtigosMúsica

C~ute

A Hello! Project é uma agência que desde 1998 cria talentos no Japão, administrada pelo grupo Up-Front Works numa organizada tarefa: produzir super bandas de J-Pop, Bubblegum music, a partir de processos selectivos, longos e criteriosos treinos de formação, canalizando e forjando potênciais Idols, que num elevado número representam vários grupos, formações de meninas e raparigas divididas por várias bandas de muito jovens idades.

Bubblegum Music Band (2002-2005)

A Bubblegum (Teen pop) music é um genero “optimista” que apela a uma audiência infanto-juvenil e adolescente por essência, o seu período clássico pode ser marcado entre os anos de 1962 e 1972.

O “Deus” e mentor destas Idols chama-se Tsunku (nome artístico), que foi ex-vocalista da banda de J-Rock Sharam Q ( シャ乱Q) e também letrista, compositor e produtor musical de quase todos os grupos H!P, “Pai” e responsável da Bubblegum band: キュート Cute; apresentando-se assim o logotipo identificativo do grupo nesta peculiar simbologia: ºC-ute.

Segundo Tsunku o “C” da lugar a um “ºC” de Celsius representando o factor tempratura “eu queria enfatizar o factor quente da paixão que estas meninas transbordam” sendo palavra “Cute” na tradução inglesa pequenas e bonitas segundo este.

É sobre este nome que se começou a desenvolver desde 2002 a banda ºC-ute, que foi oficializada por Tsunku em 11 Junho de 2005 que inicialmente apresenta ao Japão oito elementos que fizeram parte da Hello!Project Kids(banda 15 elementos) que não integraram outro grupo imprevistamente Berryz Kobo.

Para simplificar a passagem das várias membros ºC-ute traço aqui todas as bandas das quais algumas raparigas fizeram parte e representaram simultaneamente, faseadamente ou noutro quaquer tipo de associação, a complicada “teia” muito própria e caracterizante desta indústria musical tão hibrida, que se desenvolve a uma velocidade e complexidade impressionates, só comparados aos modelos do super boom da indústria da cultura Pop mundial(Cinema, K-Pop, music etc) nascido na Coreia do Sul: Korean Wave III no final dos anos 90.

1

Grupos Jpop/Teen Pop da H!P sobre contratos da UpFront dos quais as ºC tiveram associação e origem: Hello!Project Mobekimasu , Aa!,ZYX,Berryz Kobo,Buono,!Hello!Project Kids,Kira Pika,Morning Mosume,S/mileage,4Kids,H!P Pro Egg).

O que importa reter é termos noção que as ªC-ute são uma banda construida e formada por membros destes bandas (acima citados) de grupos, orientados pelo seu “Pai” Tsunku e moldada por esta agência/fábrica de Idols H!P que inclusive se apresentam através da ideia de uma grande família de várias personalidades, projectos músicas e genêros, veja-se a banda All Stars H!P surgida em 2004 (entretanto suspensa).

Apresentamos então as ºC-ute, que são constituídas inicialmente por: Murakami Megumi (村上愛) Azul claro retirando-se logo no ano seguir em 2006, Arihara Kanna (有原栞菜) Vermelha esta entra para banda 2006 vinda H!P Pro Egg, Umeda Erika (梅田えりか) Amarela estas duas ultimas Idols deixaram as ºC em 2009 marcando uma breve mas importante passagem, sendo 3 Idols conhecidas como a base inicial de constituição das ºC (2005-2009) juntamente com as restantes 5 raparigas que são hoje o “core”, alinhamento actual e permanente da banda: Yajima Maimi (矢島舞美), líder da banda Rosa, Nakajima Saki (中島早貴) Laranja, Suzuki Airi (鈴木愛理) Verde, Okai Chisato (岡井千聖) Azul, Hagiwara Mai (萩原舞) Roxa.

Uma das características usuais no J-pop que serve os objectivos de merchandise, roupas da banda para as audiências é a designação por cores a cada uma das Idols, sendo actualmente estas cores citadas establecidas no arranque inicial tendo sido mais tarde alteradas, devido as entradas e saidas das 3 ex-menbros iniciais como as demais efectivas alterações que aconteçeram até 2009.

Em 6 Maio 2006 é lançado o primeiro Single Indie das ºC: Masara Blue Jeans (まっさらブルージーンズ “Marca Nova de Jeans Azuis”) podendo ser comprado no Fanclub e loja H!P editado pela Up Front Works.

Em 21 Fevereiro de 2007 ºC produzem o seu mais prestigiado trabalho e primeiro Single oficial pela Zetima Records: Sakura Chirari (桜チラリ- ”Flores de Cerejeira em Desabrochamento”).

Na minha analise é uma música idílica exaltada pela personalidade kawaii/Moe das ºC com influências do núcleo cultural do pensamento introspectivo da identidade tradicional japonesa Mono no Aware (“Espírito das Coisas”).

Segundo minha interpretação a (com base na letra desta canção) narrativa fala-nos de um amor adolescente ligando a ideia que a vida é transitória e impermanente tal como os seus jovens corações, sonhos e paixões numa constante aventura romântica celebrando a cumplicidade e comparando a desfloração das flores de cerejeira às lágrimas que no amor podem ser inevitavelmente derramadas.

Com este seu primeiro Single oficial a ºC conquistam os seus fãs Otageis inclusive tipo de Otakus que conhecem todas as danças copiosamente das suas Idols e audiências ao alcançar num flash o 3º lugar da tabela diária de Singles da Oricon Inc. (holding responsável por gerir os dados estatísticos na indústria musical japonesa).

2

É com enorme surpresa que esta banda suplanta o grupo “mãe” da agência H!P as Morning Mosume, que no seu 1º Single alcançaram em comparação um 6º lugar.

Com esta estreia colossal a banda ºC-ute torna-se a mais nova e talentosa formação com idades médias establecidas nos 13 anos ao alcançar o top 10 nacional.

No dia 30 Dezembro 2007 as ºC recebem o prémio Japan Record Award na categoria de Artistas Mais Jovens do Ano. Feitos repetidos neste mesmo ano com os Singles: Meguru Koi no Kisetsu (めぐる恋の季節) vencendo Cable Music Award; (都会っ子 純情) outro Single ganhando este em duas categorias New Artist Award e Best New Artist Award.

As ºC ute receberam também a honra de fechar a sua época dourada no ano 2007 com a presença 58º NHK Kohaku Uta Gassen um espectáculo anual em Tóquio a 31 Dezembro num concerto que reuniu as três bandas as ºC-ute com Berryz Kobo e Morning Mosume numa performance memorável. (Mai Hagiwara torna-se a artista mais nova a frequentar este evento  com 11 anos idade).

ºC~ute Uma Nova J-Pop Band 2010-2014

Em 2008 com a canção Edo No Temari Uta II (江戸の手毬唄Ⅱ) são eleitas para o melhor trabalho musical do ano Grand Prix que acaba apenas por ganhar na categoria do Gold Award em perda do Grand Prix para Exile, uma boys band.

Na minha óptica de análise é fácil perceber a razão desta escolha pois é um Pop muito bem produzido que utiliza o Shamisen a guitarra de 3 cordas numa combinação que resulta na fusão da musica tradicional e moderna, com guarda roupa a espelhar a cultura Pop e Kawaii com quimonos e neons. (veja-se o video clip desta musica). É uma canção que narra um período histórico chamado Furisode Fire um grande incêndio na capital Edo (actual cidade de Tóquio).

Todos os seus singles entraram para Top10 de vendas da tabela Oricon sendo 2º lugar a mais alta posição e pior a 8º tendo em conta a tabela geral de vendas. O Single mais vendido na carreira das ºC data 2013 Tokai no Hitorigurashi / Ai tte Motto Zanshin (都会の一人暮らし/ 愛ってもっと斬新) com vendas na primeira semana 63,764 entrando para 3ª posição da tabela, com total vendas em 67,748.

Este é um grupo que na sua vasta discografia tem um largo e superior numero de singles (24 oficiais e 4 não oficiais) em contraste com os seus 8 albuns de Estúdio (tendo sido o mais recente lançado em 2013) contando com 2 compilações sumarizando os seus melhores trabalhos musicais, sendo a última colectanêa mais recente de 2012 com 2 Dvds A e B de limited edition mais Dvd bonus e uma das 5 Cartas das ºC na edição regular. A banda conta com Youtube Channel desde 2010, dois programas de rádio Cutie Party (2006) Paradise (começado em 2008) e um dia nacional 10 Setembro em sua homenagen e recentemente 5 Março 2014 foi produzida uma serie televisiva, na BS TBS TV º C-ute no Challenge TV (6 episódios).

As ºC fizeram uma cover muito especial sobre uma das mais consagradas bandas de J-Pop as Candies (キャンディーズ) de 1973 com um vasto património musical e uma referência para os adolescentes dos 70 no Japão. Tsunku escolheu um tema bastante popular Shochū Omimai Mōshiagemasu (暑中お見舞い申し上げます) em que as ºC vão surgir com o mesmo guarda roupa, vestidos dos anos 70 que as Candies usaram e por sua vez adaptaram num estilo revivalista, mas actualizado no video clip desta canção. (chegou 5ª posição da tabela Oricon).

Acredito como admirador deste grupo, que o seu maior desafio tenha sido superar e transitar dos seus dias de glória e formação Infanto-Juvenil Bubblegum music desde 2010, sensivelmente até à actualidade, provando aos seus fãs, audiências, público em geral e por último a uma indústria exigente e frenética (conquistando as tabelas vendas da Oricon a cada single, demonstrando uma postura talentosa polida evitando polémicas mediáticas negativas (apesar de algumas gaffes inocentes no programa TV Tokyo Yorosen! sobre a suavização e mal entendido da personagem histórica Adolf Hitler).

Apreenderam segundo a minha perspectiva qual é o significado da palavra evolução como um meio de aprendizagem importante para se reinventarem a cada projecto musical até se converterem e renovarem numa consagrada banda J-Pop que citando a letra de uma canção que acho adequada para nos constatar, agora sonham ter um emprego, viver no estrangeiro e ter um amor distante para pagar os seus estudos oiça-se este Single 11/2013 Tokai no Hitorigurashi / Aitte Motto Zanshin (都会の一人暮らし / 愛ってもっと斬新 Vivendo Sozinha na Cidade / O Amor é Mais Inovativo) esta música penso ser a melhor evidência da sua maturidade.

3

Esta é uma resposta que na minha singela dissertação as H!P, o Tsunku e as ºC-ute deram avassaladoramente, baseio-me no seu trabalho dedicadissímo com J-pop de estilo mais sério, consistente, Avant Gard, fresco que se vai metamorfando a cada single, sem nunca perder a sua auteticidade de origem, uma formação de “teen pop” na sua essência de carácter destemido nos vários palcos independentemente das suas jovens idades e experiência, que ganhou reconhecimento no universo de grupos da H!P pela Kawaii Girl Japan como “the best live performer” e pela Nico Nico no Festival Chōkaigi em Abril 2012 descrevendo a live performance das ºC-ute com um profundo espanto, perguntando-se como as ºC conseguiam estar em todos os lados do palco sendo ao mesmo tempo “delicadas e dinamicas” com expressões faciais (alegres a tristes) comandando e captivando as emoções das audiências.

Em 3 Abril 2013 as ºC realizam o seu sonho uma actuação fora do Japão sustentada pela imagem de marca da sua tourne outrora começada em 2006 e confinada ao seu país: ºC-ute Cutie Circuit que agora acrescenta o seu primeiro destinatário estrangeiro Voyage à Paris tal como a honra de actuar no mais importante palco no Japão Nippon Budokan o mesmo stage que pisaram artistas estrangeiros como: The Beatles, Ozzy Ozbourne, Bob Dylan etc.

Não posso terminar este artigo sem referir o alinhamento oficial e tecer algumas palavras sobre estas 5 extraordinárias Idols de assinatura e formação da maior escola e agência de Idols a H!P no Japão que formam as ºC-ute desde 2010 são elas: Yajima Maimi (矢島 舞美) na actualizada cor Vermelha nascida em 1992 na Perfeitura Saitama a mais velha e Líder da banda e vocalista principal fez parte de várias bandas ZXY! e outros subgrupos(DIY e High King etc), adora ver filmes e consumir boa arte, com o lema: “Melhor esforço no lançamento Mugen (Infinito,fantasioso)”; Nakajima Saki (中島 早貴) cor Azul nascida em 1994 de Saitama também, adora natação com um habilidade especial de “fechar o nariz sem mãos”; Suzuki Airi (鈴木 愛理) na cor Rosa nascida na Perfeitura de Chiba em 1994 fez parte em simultanêo das Buono! (três menbros apenas) vocal principal também, o seu pai é um famoso Golfista e a mãe Actriz, abilidade especial: “em qualquer lugar esta dormir”; Okai Chisato (岡井 千聖) cor Verde nascida 1994 Saitama vocal principal das ºC também conhecida por ter sido a única membro com um projecto a solo em paralelo com ºC com inúmeras e arrasadoras performances em videos com milhões de visualizações no Youtube, Mai Hagiwara (萩 原舞) cor Amarela a mais jovem das ºC-ute 1996 natural de Saitama recordista como Idol mais nova no Japão sem idade para receber o prémio dos Japan Records Awards em 2007 que ansiosamente e emocionada esperou com as restantes 7 membros o prémio The Best New Artist recebido pelas mãos de Tsunku e entregue por este as ºC.

Seria uma grande falta minha se não fechar e incluir aqui este nome: Terada Mitsuo (寺田光男) conhecido por Tsunku o “Deus” sem aparições ao vivo nos seus espetáculos nem quando seria requerido em palco!!! marca presença meramente vocal a partir de altifalantes talvez quem sabe por ser uma lenda viva responsável por tantos sucessos musicais desta agência.

Escrito por: Ernesto Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.