Apesar do apelido, ser de origem americana Caroline Lufkin é japonesa e vive actualmente em Los Angeles (EUA). Editado pela Temporary Residence em Março deste ano (2006), Caroline lança “Murmurs” o seu primeiro longa duração. O ClubOtaku esteve à conversa com ela aqui fica a entrevista:
Quando é que iniciaste a tua carreira como artista?
Estou apaixonada pela música desde o primeiro dia. Não vejo o que faço como uma carreira, além disso não faço dinheiro com isto. Aliás, estou em dívida com toda esta situação (risos).
Quase todas as músicas de Murmurs referem-se a uma infância perdida. Gostavas de fazer uma viagem no tempo e ter alterado alguma coisa?
Oh, existem muitas coisas que eu gostava de mudar, mas não quero correr o risco de perder aquilo que tenho agora. As coisas boas provêm de muitas experiências negativas. E tenho a certeza de que elas fizeram o que eu sou neste momento, por isso estou feliz!
Como e de onde vêm a inspiração para a criação dos teus temas?
Das pessoas e de toda a natureza que me rodeia.
Muito dos críticos comparam-te à Bjork. Como vês estas comparações?
Fazem? Como é que eu me sinto? Hmm. Não penso nisso, mas irei começar a partir de agora. Penso que esta comparação devo-a aceitar como um elogio. A Bjork é mágica, se fosse comparada com outro artista, talvez não me sentisse tão excitada. =)
Recentemente deste o teu primeiro concerto no South by Southwest. Como correu?
Ahhh! Esta nervossissima por milhões de motivos!! Mas ao mesmo tempo estava contente por ter chegado até aqui. Foi o princípio de muitas coisas boas acontecerem no futuro.
“Murmurs” foi editado pela Temporary Residence, editora que também tem um interessante projecto japonês, os Mono. Porque decidiste editar pela Temporary Residence?
Tudo o que vem da Temporary Residence é sincero e bonito. Quando fiz o primeiro contacto com eles, imediatamente me apercebi que eram pessoas de confiança e senti-me bastante à vontade para fazer o que queria.
Para mim “Murmurs” é um dos meus albuns perferidos de 2006, o artwork também está muito bonito. Quem fez a capa do disco?
Muito obrigado. Eu e a minha irmã.
Além da música tens outros hobbies? Quais?
Imensos…!!! Adoro fazer ilustração, fotografia, design gráfico, cinema, etc.
Quais os projectos para um futuro próximo?
Eu e a minha irmã estamos curiosas em saber como resultaria uma colaboração entre ambas. Estamos à procura do caminho certo.
Sabes alguma coisa sobre Portugal?
Conheço algumas pessoas que vivem lá (risos). Agora a falar a sério, tenho grandes amigos em Portugal e ouvi dizer que é um país muito bonito, até sei algumas palavras em português =)
Antes de terminar a entrevista gostava de fazer um pequeno jogo. Vou dizer duas palavras e tens que escolher uma, ok?
Verão ou Inverno?
Verão = Felicidade!
Doce ou amargo?
Doces amargos são melhores. O amargo é mais interessante.
Brad Pitt ou Kubozuka Yusuke?
O quê? Johnny Depp =)
Cão ou gato?
Cão (de preferência um corgi!)
Cor-de-rosa ou Preto?
50/50. É o Yin/Yang!
Japão ou América?
Amo e preciso desesperadamente os dois na minha vida. O Japão é um país com muitos detalhes complicados. A América é mais aberta e dá-nos ar para respirarmos! Amo ambos!!!!!
Autor: Fernando Ferreira