Fechamos o ano abrir com uma entrevista a uma das editoras mais interessantes e porque não promissora para 2025. A IHSR (I Hahe Smoke Records) é uma editora maioritariamente de punk/rock liderada por Hiroki Osawa e que já atingiu a maioridade, ou seja, já lá vão 18 anos de existência.
Do seu catálogo fazem parte as bandas como os: LEXT, Ratchild, THE SENSATIONS, yellow gang, MY SHOES MY CAP e os KiNGONS. Vamos conhecer esta editora?
01. Quando foi fundada a I Hate Smoke Records e o que inspirou a sua criação?
Começou em 2006, quando eu era estudante universitário. Na altura, tocava numa banda de ska-punk chamada UNITED SKATES, e à minha volta tinha muitos amigos incríveis que também tinham bandas. Por este motivo, decidi criar a editora porque queria dar a conhecer ao mundo a minha banda e as bandas fixes dos meus amigos.
02. Para quem não conhece a vossa editora, em que géneros musicais se foca a I Hate Smoke Records?
Há muitas bandas que tocam essencialmente punk/hardcore. No entanto, desde que tenham um espírito punk/hardcore, também lançamos música pop ou ska autêntico, entre outros.
Acredito que o mais importante é mantermos sempre o nosso próprio estilo/espírito sem nos deixarmos influenciar pelas tendências.
03. Sabemos que para a IHSR todas as bandas são importantes, mas quem são alguns dos artistas mais conhecidos ou influentes da editora?
Honestamente, não há nenhuma banda que tenha tido grandes sucessos comerciais. E todas têm sons fantásticos e estilos únicos, como os “KiNGONS”, que têm uma atuação ao vivo louca de pop punk/garage, os “LEXT”, que tocam o punk mais melódico, e os “THE SENSATIONS”, onde eu canto. (risos).
04. Como é que a IHSR influenciou as cenas musicais de punk e ska no Japão?
Fico contente por ver pessoas mais novas que nós a criar bandas e editoras com o objetivo de lançar música através desta editora.
Embora o impacto seja pequeno, acredito que isto é um movimento positivo para a cena punk japonesa.
05. E fora do Japão? A IHSR tem um público significativo no estrangeiro?
Recebemos mensagens apaixonadas de fãs de vários países! E isso deixa-me muito feliz.
06. Algum artista ou banda da IHSR já colaborou com artistas internacionais, como em lançamentos de discos split?
Recentemente, lançámos um split 7-inch com “THE SENSATIONS” e “Hans Gruber and the Die Hards”, em colaboração com a editora americana “SKA PUNK INTERNATIONAL”. Um excelente split de SKAPUNK.
Também lançamos, ocasionalmente, compilações de bandas japonesas e americanas com a Stay Tough Records dos EUA e a compilação International Incident Vol. 3.
Além disso, já lançámos trabalhos de bandas como “Saturday Night Karaoke” da Indonésia, “PANIC QT’S” de França e várias outras bandas estrangeiras. Estes lançamentos também servem de apoio para as suas tours no Japão.
07. Qual é a filosofia central ou missão da editora na promoção de música independente?
Acho importante não nos deixarmos influenciar pela música popular, mas sim dar destaque a músicas criadas com convicção e bom gosto.
No Japão, há muitos estereótipos ou grupos que soam semelhantes, e, para ser honesto, estou cansado disso.
Apoiar bandas que absorvem e atualizam várias músicas e culturas e as apresentam com um estilo único será essencial para o crescimento da música independente no futuro.
08. A I Hate Smoke Records organiza ou patrocina eventos ao vivo, festivais ou tours para os seus artistas?
Sim, realizamos um evento showcase da editora tempos a tempos e também apoiamos eventos e tours quando as nossas bandas lançam novos trabalhos.
09. Além da música, notamos que há ótimos videoclipes das bandas da IHSR. São feitos por vocês ou têm uma equipa dedicada para produzir esses vídeos fantásticos?
Conhecemos alguns realizadores e equipas talentosas, e, quando fazemos um videoclipe, discutimos com eles para seguir um tema.
Como somos uma editora independente, temos um orçamento limitado, mas sempre conseguimos ótimos vídeos graças às ideias brilhantes dessas pessoas.
10. E agora, para terminar, podem contar-nos sobre os próximos lançamentos e eventos da IHSR?
O 3.º álbum dos “LEXT”, intitulado “FLASH BACK”, será lançado já no inicio do ano a 8 de Janeiro de 2025.
É um álbum maravilhoso, com uma grande sensação de velocidade e um sentido de melodia extraordinário. Por favor, ouçam!
O ClubOtaku agradece a gentileza de Hiroki Osawa responsável pela editora I Hate Smoke Record por nos conceder esta pequena entrevista à uma das editoras mais interessantes do panorama do punk rock japonês e não só…