Têm em comum o gosto pela cultura japonesa e pela música. Em 2005, três amigos decidem embarcar numa aventura inédita em Portugal e criaram a primeira banda portugesa do estilo Visual-Kei. O ClubOtaku quis saber mais sobre eles e aqui está a conversa:
Como e quando decidiram criar a vossa banda?
Já há alguns anos que o guitarrista Mr.D influenciado pela música e cultura japonesa tinha o desejo de formar uma banda no estilo “j-rock”. Depois de residir em Tóquio e durante uma pausa num projecto de originais, surge finalmente no inverno de 2005 a oportunidade de criar a primeira banda j-rock portuguesa. Juntamente com o actual baterista e outros músicos convidados dão o primeiro concerto em 2006 na igualmente primeira “j-rock party” organizada pelos próprios. Depois de uma estreia estrondosa e algum sucesso a tocar ao vivo, incluindo um festival de anime (animação japonesa), em 2007 decidem levar o projecto mais a sério alterando os membros e o nome para os actuais.
O nome de uma banda é sempre uma das coisas mais difíceis. Como é que apareceu o nome de Keritsu e para aqueles que não sabem japonês o que significa a palavra?
O nome Keritsu não tem significado na língua japonesa, também não vamos revelar aqui a razão do nome porque gostariamos que se mantivesse o mistério, talvez um dia o revelemos.
Quais são os membros da banda, e que posição é que cada um ocupa?
Os membros da banda são: Aru (voz, composição, letras), Nuno (bateria e percursão, composição), Mr.D (guitarra, composição, produção, consultor de língua japonesa).
Sendo uma banda influenciada pelo rock japonês e por toda a estética do Visual-kei nunca sentiram ou sentem necessidade de cantar em japonês?
Já cantamos em japonês (originais e alguns covers) desde o início do projecto como pode constatar o público que vai aos nossos concertos. Ainda não estão disponíveis online por fazerem parte da segunda fase do “keritsu project” que estamos neste momento a gravar, mas estarão disponíveis mais para o final do ano.
Quais são as vossas influências em termos musicais (V-K, J-ROCK e Rock/Metal ocidental)?
São para nós influência bandas como: The Gazette, Girugamesh, MUCC, Hide, Alice Nine, Kagerou, Pia e Seo-Tai-Ji.
Não sei se li no vosso myspace ou noutro site qualquer, mas vocês falam de uma cena Neo Visual-Kei. Podem explicar esse conceito e quem são as bandas que pertencem a esse movimento?
O tipo de música chamado “Visual-K” foi iniciado no japão em final dos anos 80 por bandas como os X-JAPAN. Mais tarde popularizado nos anos 90 pelos DIR EN GREY e outros vindos de um movimento “underground” que ainda existe, mas só atingindo o “mainstream” nos últimos anos. O “Neo” Visual-K é a designação que os media japoneses usam actualmente para denominar as “novas” bandas do estilo, com um som mais ocidentalizado que têm aparecido,florescido e alcançado sucesso no mundo inteiro. Também nós, sendo um projecto “recente” encaixamos nesse perfil.
Acham que Portugal tem potencial no ramo musical do Visual K e do J-Rock?
Como é um ramo musical que ainda não está muito divulgado, pode eventualmente ter uma grande aderência derivado ao facto de ser um estilo e sonoridade muito próprios que tem crescido muito ultimamente em países como França, Alemanha ou mesmo USA. Uma grande responsabilidade cai sobre os auto-proclamados fãns que a nosso ver não têm tido a força necessária para divulgar este tipo de música em Portugal. Desde já podem contar connosco, que já o fazemos há algum tempo!
Na vossa opinião, o que acham do panorama musical português em termos de música de origem japonesa?
Só podemos dicertar sobre os Keritsu uma vez que não conhecemos outros projectos sérios do estilo ou que se queiram dar a conhecer ao público em geral.
Se fosse possível que concertos gostariam de ver em Portugal de bandas japonesas?
Qualquer uma das bandas que nos influenciam.
Voltando aos Keritsu, estavam agendados alguns concertos mas parece que os cancelaram todos. Podem contar-nos o que aconteceu?
Não foram cancelados concertos, foram adiados e renegociados para o princípio do próximo ano, devido ao facto de termos oportunidade de voltar a estúdio para gravar o próximo EP. Mais informações em pormenor estão disponíveis num comunicado oficial no nosso myspace: http://www.myspace.com/keritsuband
Já agora, têm gostos para além da música? Autores de manga e séries de anime favoritas, quais são?
Aru – anime – Naruto, Escaflowne, Evangelion, Rurouni Kenshi (Samurai X)
Mr. D – autor – Masamune Shirow e outros do género
Nuno – realizador – Hayao Miyazaki
E caso seja possível, podem dar umas palavrinhas de incentivo a fãs e possíveis músicos?
Para os fãs, que nos continuem a apoiar porque nós iremos continuar a trabalhar arduamente para vocês. Para futuros músicos, se pensam que formar uma banda é colocar fotos em blogs e dar concertos só para os amigos, preparem-se para trabalhar arduamente num projecto sério para serem melhores músicos e compositores.
Pedimos desculpa pela nossa sinceridade mas o mundo real da música é assim.
Autor:Fernando Ferreira