O filme Returner ou Ritaanaa no seu país de origem (Japão), realizado em 2002 por Takashi Yamazaki é uma junção de acção, drama e ficção científica, um pouco ao estilo do Matrix, tem como figuras principais: Miyamoto (Takeshi Kaneshiro) Milly (Anne Suzuki), uma jovem vinda do futuro e que é ajudada por Miyamato a salvar a humidade da guerra com os extraterrestres.
Gravada nos estúdios Studio Lights – Sound Inn no Japão, a banda sonora Returner – Original Soundtrack” foi composta e produzida por Akihiko Matsumoto também conhecido por outras OST como: Resident Evil: Outbreak, Space Travelers e B gai waak (filme de Hong Kong, com o título em inglês Extreme Crisis), e com a participação de Koji Haishima outro dos nomes ligado às bandas sonoras de anime.
Ao longo de 16 faixas (11 instrumentais e 5 canções), tem temas desde os que nos põe a abanar o capacete aos que nos levam quase às lágrimas pela sua intensidade musical, e carga dramática.
Nesta banda sonora, destaco três temas instrumentais não só por estarem ligados a momentos capitais do filme mas também por questões emocionais, pois foram as músicas que me chamaram mais a atenção.
The Annihilated World – Tema de abertura, um instrumental bastante forte que nos prepara para um filme de acção e algumas situações mais dramáticas.
The sun of my diamond – Décimo terceiro tema, outro instrumental carregado de emoção dramática e ao mesmo tempo de sauvidade, aparece-nos no clímax do filme, onde as emoções estão ao rubro, os sentimentos e relações entre o presente e o futuro, a humanidade e os extraterrestres fundem-se.
Good bye, Milly – Último tema do álbum, também instrumental, um som muito suave e até melancólico, reflectindo uma certa ingenuidade e saudosismo de uma relação de amizade entre as personagens do presente e do futuro.
Como nota final tenho a apontar o senão deste CD não incluir o tema não original de Lenny Kravitz Dig in, que encerra o filme.
Autor:Gabriela Lima