Loading...
ArtigosMúsica

Utada Hikaru – Keep Tryin’

Com um novo album a caminho, achei que seria propício analisar o último single de Utada Hikaru, (uma das maiores estrelas do Japão), “Keep Tryin’”. Este é o 16º single japonês na carreira da cantora, foi lançado dia 22 de Fevereiro de 2006 e serviu como canção tema dos anúncios da marca LISMO! Tem três tracks, produzidas e escritas pela própria Utada.

Keep Tryin’” é a canção principal do single. A sua abertura é original, ouvindo-se a sintonização de um rádio à procura de uma estação, preparando-nos para uma canção com um espírito descontraído e que nos encoraja a olhar para o melhor lado da vida. De facto a primeira frase que ouvimos é “I don’t care ‘bout anything”, marcando logo um tema que nos diz constantemente: Faz o teu melhor! Continua a tentar! Por isso esta canção é boa para nos por felizes. Mas não se enganem, esta não é uma típica canção pop pois a melodia é muito experimental e diferente. Utada maneja muito bem a letra, inserindo-a nos melhores momentos da melodia e fazendo-nos decorá-la rapidamente. Também os vocais de fundo, cantados por Utada, estão muito bons, dando mais ênfase à sua voz. O espírito da canção também é muito inocente com letras como: “Tempo é dinheiro/ Não te atrevas a dizer, “Meu sonho é tornar-me num político”/ Não tens nenhum sonho?” e é reforçado no interlude da canção com a melodia de uma caixa de música, que nos faz lembrar um sonho. No fim, é-nos oferecido um novo refrão(que vos ficará na cabeça durante semanas), sempre com o mesmo tema presente: “Continuem a tentar!” diz ela para a mãe, pai, irmão, chefe e noiva. Estas referências fazem-nos lembrar que qualquer um consegue ser bem sucedido se continuar a tentar o seu melhor na vida. Por isso, ouçam este óptimo trabalho e sigam o exemplo da Utada: Keep Tryin’!

“Wings”. Já ouviram aquela frase que diz: “Simplicidade faz a perfeição”? Não? Bem, eu também não, mas isso não interessa para o caso, pois “Wings” pela sua simplicidade é uma perfeita canção. A intro é das melhores aberturas que já ouvi, e a surpresa é que é apenas um simples piano a tocar, que repete a sua melodia até à exaustão ao longo da canção. O espírito da música é muito relaxante, pois para além do piano ouvimos uma flauta a tocar depois da primeira parte da intro. A voz de Utada está no seu melhor: muito límpida, sincera e descontraída, o que se aplica também aos vocais de fundo que complementam muito bem a voz “principal”. O fim é composto pela mesma melodia, mas são-lhe adicionados uns samples cortados da voz de Utada e uns roncos (pelo menos a mim parecem-me uns roncos cómicos. Se prestarem bem atenção conseguiram ouvi-los). Estes roncos transmitem uma sensação de calma e paz, fazendo-nos imaginar alguém numa rede a descansar ou numa banheira a sonhar. Basicamente, é uma óptima e simples canção que poderá ser ouvida muitas vezes, principalmente quando queremos relaxar.

Keep tryin’ –karaoke-“. Não há muito mais a dizer sobre esta track. É apenas a versão instrumental da primeira canção do single, na qual se podem ouvir melhor os vocais de fundo. Por isso se querem criar a vossa própria versão de “Keep Tryin’”, acompanhados pela voz de Utada, aproveitem esta oportunidade e cantem à vontade.

Autor:Martim Monica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.