Além dos Y.M.O, os Dip in the Pool foi uma das primeiras bandas que descobri nos idos anos 80.
Miyako Koda (voz) e Tatsuji Kimura (teclados), iniciaram os Dip in the Pool em 1983 na capital japonesa e rapidamente foram destacados pela subcultura mais alternativa da altura por causa do estilo de música que faziam e também o seu lado mais ligado à moda. O sucesso foi tal que dois anos depois os DitP já estavam a lançar o seu primeiro longa duração Silence pela Rough Trade (UK) e pela Virgin Records (resto da Europa).
Desde o inicio do projecto que a banda tem-se mantido fiel ao seu próprio estilo. A música é uma excelente combinação de temas sensíveis e minimalista criados por Kimura e com a excelente participação vocal de Miyako Koda.
Em 1988, lançam o single “Miracle Play on a Christmas Day”, tema encomendado pela Marui Department Store para um anúncio televisivo, que esteve bastante tempo no top japonesa. Três anos mais tarde, a WEA Hong-Kong começou a promovê-los com grande sucesso na Ásia. Durante esse tempo lançaram quatro álbuns na Moon Records, três na Epic Records, Sony e um na East Works Entertainment. Na gravação destes álbuns, trabalharam com bastantes músicos de renome, Masahide Sakuma, Yasuaki Shimizu, Haruo Kubota e Satoshi Tomiie.
Em 1998, Miyako Koda decide experimentar lançar um álbum a solo com faixas compostas e produzidas por Haruomi Hosono, Yasuaki Shimizu, Towa Tei. Ao mesmo tempo, Miyako Koda faz a sua estreia no cinema em Fancy Dance realizado por Masayuki Suoh. No ano seguinte, interpretou a heroína em “Hakuchi” (1999), e “Kanaria “(2005).
Enquanto isso, Tatsuji Kimura tem vindo a trabalhar como compositor e produtor para novos artistas. Também fez algumas bandas sonoras para filmes, músicas para anúncios televisivos e jogos. A música de encerramento “Izmir” do jogo PlayStation, Omega Boost é da sua autoria.
Actualmente os DitP continuam a fazer música e lançaram um álbum em 2011, mas desta vez prefiro recordar um dos temas retirado da sua edição em formato laserdisc, edição esta que apenas saiu no mercado asiático.
Pierrit Molinier
Que Bella e impressivas !!
Uma das boa musicas japonese em 80’s , certamente.
Obrigado. –