Não precisam de qualquer tipo de apresentações, os Mono são o nome mais importante da cena post-rock japonesa. Formaram-se em 1999 na capital japonesa Tóquio. A banda é constituída por Takaakira Goto (guitarra eléctrica), Yoda (guitarra eléctrica), Tamaki Kunishi (baixo, guitarra, piano, glockenspiel), e Yasunori Takada (bateria, xilofone, sintetizador).
Nos primeiros anos de existência os Mono passaram a maior parte do tempo em concertos pelo mundo, mesmo assim ainda tiveram tempo para lançar dois álbuns de estúdio, Under the Pipal Tree (2001) e One Step More and You Die (2002) pelos selos Tzadik Records e Mine Music Inc, respectivamente.
Entre os anos de 2004 a 2007, assinaram um contrato com a Temporary Residence Limited, e lançaram mais dois álbuns de estúdio, Walking Cloud and Deep Red Sky, Flag Fluttered and the Sun Shined (2004) e You Are There (2006), álbuns que catapultou a banda para o enorme sucesso mundial. Em 2008, a banda fez uma pausa, e depois voltou no ano seguinte com um novo álbum de estúdio, Hymn to the Immortal Wind (2009), também pela Temporary Residence Limited. Três anos mais tarde, os Mono lançam For My Family (2012).
O post-rock instrumental dos Mono é influenciado pelo rock experimental e shoegazing, bem como pela música clássica e contemporânea. Seu som é caracterizada pelas guitarras rítmicas de Goto e Yoda, ambos os quais fazem uso extensivo de distorção, reverb e delay.
Fica para ver e ouvir o tema de abertura para o mais recente álbum da banda, For My Parents lançado a 4 de Setembro pela editora Temporay Residence LTD. O clip de 12 minutos mostra-nos uma viagem épica pelas paisagens da Islândia.
Se quiserem saber mais sobre a banda poderão ler a entrevista que o ClubOtaku fez há uns anos aquando da sua passagem por Portugal.
Kamikaze
Foi graças a vocês que descobri esta maravilhosa banda
Obrigada m(_ _)m
Esta música e a Nostalgia são das minhas preferidas
Quem me dera ver o concerto deles. Mas é em Lisboa…. -.-
t3tsuo
Estamos cá para isso 🙂
E estamos sempre a mostrar novos projecto musicais que vão aparecendo no Japão e que achamos interessantes… E acredita que não falta material para divulgar…
Kamikaze
Ainda bem. Ficarei ansiosamente à espera =)