A partir do dia 16 de Novemnbro já é possível lermos o livro Ela e o Gato (Kanojo to Kanojo no Neko no título original), de Makoto Shinkai e Naruki Nagakawa lançado pela Editorial Presença.
Depois de apostar no manhwa de Solo Leveling e que também já anunciou o segundo volume, chegou agora o ataque às “light novels”. E começa com um tiro bem certeiro.
Makoto Shinkai é realizador, escritor, produtor, animador, editor e cineasta. Além de fazer locução para cinema, é criador de anime e já foi designer gráfico. Começou a sua carreira como animador de videojogos e obteve reconhecimento como realizador com o lançamento da versão animada de Ela e o Gato, a sua primeira curta metragem e feita no seu velhinho Macintosh e que ele próprio distribuiu o filme em formato CD-R via correio, e ainda segundo consta vendeu mais de 5.000 cópias em convenções de anime. O trabalho foi bem recebido, vencendo o Concurso de Animação DoGA CG de 2000 e atraindo o interesse da CoMix Wave Films. A empresa relançou o filme em formato CD-ROM e contratou Shinkai. Anos depois, em 2016, foi adaptado para uma série de anime e um mangá.
Para quem não conhece a história, “Ela e o gato” relata o dia a dia de Miyu, uma rapariga que vive sozinha na grande cidade, encontra um gato enroscado numa caixa de cartão e leva-o para casa. Ela tem dificuldade em expressar o que sente. Ele, que pensava ter de ficar na rua, observa agora as rotinas de Miyu. Juntos, ela e Chobi, o gato – o narrador que inaugura esta história – vão abrir os seus corações e as suas vidas a outros seres, ao mundo lá fora.
À história principal deste livro vão juntar-se outras três histórias – em que ouvimos a voz das protagonistas e dos seus gatos – entrelaçadas numa delicada tapeçaria. Este é um romance sobre a fragilidade da existência e a solidão e, mais que tudo, um livro que nos mostra como mesmo nos momentos mais difíceis, quando a esperança nos parece abandonar, continuamos profundamente ligados ao mundo que nos rodeia – muitas vezes de formas que não poderíamos imaginar.
Este é um livro para “cat lovers” e não só…
Este “light novel também tem versão mangá, por isso é bem provável que a editora também o lance. O que sem dúvida seria uma excelente surpresa. Vamos ficar à espera e assim que chegar daremos mais novidades.