O Japão venceu a Inglaterra por 2 a 1 qualificando a equipa para a final do Mundial de Futebol Feminino que está a decorrer em Vancouver no Canadá. A final será disputada com os Estados Unidos da América no dia 05 de Julho.
O duelo foi bastante renhido. O primeiro golo veio pelas mãos de Aya Miyama aos 33 minutos, seguido de um golo aos 40 minutos de Fara Williams. O jogo parecia ir na direcção de um prolongamento extra de 30 minutos não fosse um pequeno acidente de Laura Bassett que marcou um auto-golo, eliminando a Inglaterra do Mundial e abrindo caminho às Nadeshiko para a conquista do título de bi-campeãs.
Na conferência de imprensa como já habitual, o treinador Norio Sasaki deixou algumas palavras: “A Inglaterra foi mais móvel do que eu esperava e esforçamos-nos para lhes causar problemas. Não jogámos tão bem quanto eu esperava, mas quando nos qualificamos, significa que alcançámos o nosso objectivo. Quanto ao auto-golo, tenho pena da jogadora, mas a Yuki Ogimi estava atrás dela pronta a atacar, por isso, não penso que tenha feito grande diferença. Fomos nós que conseguimos uma oportunidade de golo – para mim, é mais um golo feito pela Nahomi Kawasumi e pela Ogimi do que um auto-golo. No balneário, a Kozue Ando disse às jogadoras pelo telefone que estaria na final em Vancouver para as apoiar. Penso que isso as tenha motivado a qualificar-se.”
Onze Inicial:
- Ayumi Kaihori
- Azusa Iwashimizu
- Saki umagai
- Aya Sameshima
- Mizuho Sakaguchi
- Aya Miyama
- Nahomi Kawasumi
- Shinobu Ohno (-70′)
- Rumi Utsugi
- Yuki Ogimi
- Saori Ariyoshi
Substituições:
- Mana Iwabuchi (+70′)