A final do Mundial Feminino 2015 ocorreu ontem, dia 5 de Julho, entre o Japão e os Estados Unidos e apesar dos esforços as Nadeshiko acabaram por perder o jogo por 5 a 2. No entanto, a selecção japonesa está de parabéns pelos excelentes jogos que as qualificaram até à final culminando com o título de Vice-Campeãs!
Carli Lloyd foi sem dúvida o grande némesis das Nadeshiko ao marcar três golos, dois deles ainda no início do jogo aos 3 e 5 minutos. Lauren Holiday protagonizou o terceiro golo, aos 14 minutos, e Tobin Heath finalizou a pontuação americana com o quinto golo aos 54 minutos. Em resposta as japonesas conseguiram apenas marcar um golo pelas mãos de Yuki Ogimi aos 27 minutos, e mais tarde, aos 54 minutos, Julie Johnston marca um autogolo.
Apesar da derrota as palavras deixadas pelo treinador Norio Sasaki são de orgulho: “As minhas jogadoras deram o tudo por tudo em todos os jogos, e de uma forma geral tiveram um grande campeonato aqui no Canada. No entanto, hoje as americanas foram simplesmente demasiado fortes. Nos primeiros minutos, parecia que qualquer remate terminada no fundo da rede. Mas nunca desistimos de lutar pelos nossos apoiantes no estádio e na nossa terra natal que é o Japão. Estamos orgulhosos da nossa performance. Há quatro anos, vencemos a Alemanha e com isso conseguimos dar um impulso ao futebol feminino no Japão. Desta vez, chegámos à final, e espero que isto permita um período de crescimento para o desporto. Gostaria de congratular as americanas e agradecer aos canadianos, que organizaram este torneio soberbo. Os EUA estão actualmente no topo e cabe-nos a nós imitá-los. O futebol feminino no Japão está longe de ter terminado.”
Onze Inicial:
- Ayumi Kaihori
- Azusa Iwashimizu (-33′)
- Saki Kumagai
- Aya Sameshima
- Mizuho Sakaguchi
- Aya Miyama
- Nahomi Kawasumi (-39′)
- Shinobu Ohno (-60′)
- Rumi Utsugi
- Yuki Ogimi
- Saori Ariyoshi
Substituições:
- Homare Sawa (+33′)
- Yuika Sugasawa (+39′)
- Mana Iwabuchi (60′)