Loading...
LivrosNotícias

Murakami vence o Prémio Princesa das Astúrias das Letras 2023

É o escritor japonês mais traduzido em Portugal e também o mais editado. Haruki Murakami venceu o Prémio Princesa das Astúrias das Letras deste ano.

O escritor nasceu na cidade de Quioto em 1949 e o prémio foi-lhe atribuído pela “a singularidade”, o “alcance universal” e a “capacidade de para conciliar a tradição japonesa e o legado da cultura ocidental numa narrativa ambiciosa e inovadora, que tem sabido expressar alguns dos grandes temas e conflitos” do mundo de hoje: “a solidão, a incerteza existencial, a desumanização nas grandes cidades, o terrorismo, mas também o cuidado do corpo ou a própria reflexão sobre o trabalho criativo”.

“A sua voz, expressa em diferentes géneros, tem chegado a gerações muito diferentes. Haruki Murakami é um grande corredor de fundo da literatura contemporânea”, lê-se na ata da decisão do júri do Prémio Princesa das Astúrias 2023, sobre o autor de “Kafka à Beira-Mar” e “A Morte do Comendador”.

O autor em Portugal é editado pela Casa das Letras/Leya e tem já mais de 25 livros publicados. Quais os vossos preferidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.