Se estão a pensar ir de férias ao Japão, não podem deixar de visitar o primeiro hotel mantido unicamente por robots. O Henn Na (com o slogan “dedicado à evolução”) abre as portas no dia 17 de Julho no parque temático Huis Ten Bosch, em Sasebo.
Para além de estarem encarregues da limpeza do hotel, os robots do Henn Na serão responsáveis pelo trabalho de atendimento e até de portaria. As antigas chaves, ou cartões, de acesso aos quartos serão ainda substituídos por reconhecimento facial.
Com dois andares e 72 quartos, os valores pela estadia estão à volta dos 7000 yen (54 euros) pelos quartos individuais e 9000 yen (70 euros) pelos quartos duplos. No entanto, se o número de pedidos de reserva for demasiado elevado, os preços subirão até chegarem a um máximo de 14000 yen (109 euros).
A ideia deste hotel surgiu de um desejo de reduzir os custos de manutenção sem que existisse uma perda de qualidade e conforto. Hideo Sawada, presidente da companhia, afirmou: “Faremos deste hotel, o hotel mais eficiente do mundo. (…) No futuro gostaríamos de ter mais de 90% dos serviços hoteleiros a serem operados por robots.”
Inês M.
Só não estou muito bem a ver como é que um hotel tão “futurista” se insere neste parque temático… O Huis Ten Bosch é uma recriação da Holanda no século XVIII, com direito a blocos de edifícios em tijolo, canais navegáveis, moínhos de vento, túlipas, etc. Aliás, recentemente até se inaugurou um bloco de apartamentos anexo ao parque que prolonga esse “feeling” de Europa-antiga. Ora, um hotel destes não é precisamente o contrário do ambiente (fake ou não, não discuto) que o parque procura recriar? Bem sei que no Japão não faz sentido esta nossa noção ocidental de “linha do tempo” mas tantas voltas realmente baralham!
Ângela
Talvez tenha sido para chamar mais a atenção dos clientes. Ao verem algo “fora do lugar”. Mas de facto sim, podiam ter arranjo um design que se assemelha-se mais à temática.