Um dos maiores eventos no calendário festivo do Japão e em especial da cidade de Quioto, a antiga capital e a mais tradicional do país do sushi, é o festival Aoi no Templo de Kamigamo, que ocorre no dia 15 de Maio. Este festival é o mais solene e importante do país, e tem sido preservado desde o século oitavo, época de quando foi relatado o primeiro festival.
O Festival começou na corte dos oficiais no período Heian (794-1185) quando estes faziam as suas orações no templo de Kamigamo e no Templo de Shimogamo. O actual nome deste festival remonta ao período Edo (1603-1868) por causa das carruagens que eram decoradas com folhas azuis (aoi). A escolha deste tipo de flores não tinha a função meramente decorativa. Em tempos, pensava-se que estas flores tinham propriedades medicinais (facilitava a natalidade).
O Festival consiste num desfile que começa no velho Palácio Imperial (Kyoto Gosho) de manhã e percorre as ruas da cidade até ao templo Kamigamo, parando sensivelmente ao meio-dia no Templo de Shimogamo. Durante o percurso, as 500 pessoas elegantemente vestidas com as tradicionais roupas da antiga corte imperial vão dançando ao som da música da época. A acompanhar todo o desfile, bonitas e bem decoradas carruagens são puxadas por bois.
Como foi referido anteriormente a primeira paragem do Aoi Matsuri ocorre por volta da 1p.m no Templo de Shimogamo, onde um conjunto de arqueiros que disparam sobre uns alvos de madeira enquanto percorrem um trajecto especial. Outra vez, a sela, os breios, e os trajes são tudo reproduções exactas de modelos do período Heian. Um pouco antes da primeira paragem e ainda no Templo de Shimogamo, os arqueiros competem entre si, numa prova chamada Busha Shinji, que não é mais do que ume exorcização dos maus espíritos.
Todo este aparato equídeo tem uma explicação remota. Há muito tempo atrás os templos de Shinto usavam os cavalos como medium e para sacrifícios. Oferecendo um cavalo, e em especial de raça branca, era uma maneira eficaz de acalmar os deuses irritados e de assegurar colheitas bem sucedidas. Com o passar do tempo, os cavalos vivos foram substituídos por uma alternativa mais economica. Agora, usam-se “Ema” (desenho de cavalo), umas placas de madeira com cavalos desenhados e que podem ser vistos por todos os templos japoneses.
Esta parada tem atraído muitas pessoas desde os primeiros anos até hoje, sendo o Aoi Matsuri fonte de inspiração para muitos trabalhos de teor literário e artistico. Um desses trabalhos literários mais conhecidos e que ficou imortalizado num dos mais importantes capítulos da clássica obra, Genji Monogatari escrita atribuida a Murasaki Shikibu no século XI (Período Heian). alguns historiadores atribuem o título de este livro ter sido a primeira novela, a primeira novela moderna.
Autor: Fernando Ferreira