Loading...
ArtigosSociedade

Bon Odori

Durante os meses de Julho a Setembro cada localidade japonesa escolhe uma data específica para celebrar um dos festivais mais importantes do Japão, o Bon Odori (ou simplesmente Bon) um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.

1

Originalmente, Odori significa um tipo de dança de saltos e pulos e sua origem remonta a seita Jodo (Terra pura), uma seita que se espalhou rapidamente no período Medieval. Esta seita dava ênfase ao canto repetido de uma simples oração (nembutsu) proferido por grupo de seguidores, que às vezes pulavam ao ritmo do sino, que acompanhava a oração, em um tipo de dança primitiva chamada nembutsu odori. Até o desenvolvimento do kabuki, no Período Edo, odori era este tipo de dança, com participantes acompanhando a música e dando pouca atenção ao significado simbólico ou literário.

Coube ao Kabuki (uma das formas de representação japonesa) a responsabilidade de dar expressão artística refinada ao Odori, as danças de festivais rústicos e populares, todas elas executadas em grupo. Também a influência do odori transparece fortemente no Kabuki e uma das manifestações é a dança alternada, solada por cada um dos artistas. Essa forma está intimamente relacionada ao velho costume japonês, praticado até hoje, de os convidados da festa se apresentarem individual e espontaneamente para o entretenimento de todos.

No período Edo, nas ruas e praças públicas, passaram a ser realizados bailados grandiosos, as danças de massas, como o Bon Odori, realizado durante o festival de verão, que ocorre sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

2

Em cada região do Japão existe a superstição de que “ao retornar do bon-odori deve-se voltar o mais depressa possível e jamais olharmos para trás”. Isto porque, se olharmos para trás, os espíritos que foram encaminhados de volta ao seu mundo através do bon-odori irão-nos acompanhar para sempre. Esta cena foi bem representada num filme dos estúdios Ghibli, falo de Sen to Chihiro (em português “A Viagem de Chihiro”), onde aparece a frase: “Até sair do túnel nunca se vire, aconteça o que acontecer”.

3

Esta frase baseia-se na antiga lenda de que não devemos virar para trás até que tenhamos saído do túnel que nos traz de volta do mundo dos espíritos. Toda a história de Chihiro se passa nas férias de verão, justamente na época do Bon-Odori.

Apesar do Bon Odori ser uma analogia ao dia dos finados, durante esta altura são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, indo das grandes cidades para as suas terras natais.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.