Este movimento de moda tornou-se mundialmente conhecido depois da editora alemã Phaidon ter editado um livro intitulado Fruits, livro esse que mostrava as tendências da moda urbana japonesa. A tendência de nome DECORA (que vêm da palavra inglesa Decoration) foi criado nas ruas de Tóquio, por raparigas entre os 13 e os 17 anos. Vestem roupas com cores muito quentes (vermelho, cor-de-rosa, laranja e branco), e usam uma quantidade abusiva de acessórios incluindo peluches.
Apesar de ser um estilo bastante feminino, é comum ver alguns rapazes DECORA, embora estes usem calças curtas ou bermudas. Eles também usam saias (de preferência branca com manchas vermelhas) ou kilts.
No que diz respeito ao calçado, é comum vermos os DECORA com vários pares de meias calçados e sapatilhas de marca (all star ou vans) com cores quentes. Para rematar toda a idumentária, é costume andarem com vários sacos ou mochilas com animais estampados ou personagens “super-kawaii” da marca Sanrio (Cinnamoroll, Chibi Maru, Hello Kitty, entre outros), ou então andam apenas com animais pendurados nos seus cintos ou colares.
Também os cabelos são outro dos aspectos que caracteriza um DECORA. Normalmente os cabelos estão soltos e não são muito longos (tamanho pelos ombros ou menores) e estão carregados com ganchos, fitas, colares, cintos e pulseiras que às vezes chegam a ser mais do que 10 em cada pulso.
A cor do cabelo é a natural ou preta, embora já existam algumas variações e podem aparecer cabelos com cores “artificiais” a fazerem-nos lembrar algumas das nossas personagens favoritas das séries de animação.
Não é uma divisão oficial mas ao contactarmos com vários tipos de vestimenta dentro do estilo DECORA podemos e conseguimos criar quatro sub-estilos: “child DECORA”, é quando usam vestimentas com desenhos infantis, personagens de anime ou qualquer outro tipo de imagem da sua infância; “pink DECORA” penso que não será preciso explicar este estilo, tudo é cor-de-rosa e possivelmente a única cor permitida é o branco; “colorful DECORA”, todas as cores são válidas, mas têm que ser bem equilibradas, alguns dos seguidores usam também o cabelo colorido; o “Dark DECORA” seguem as mesmas ideias dos outros estilos (o uso excessivo de acessórios), mas as cores dominantes são o preto e branco; e finalmente o “Lolita Decora” ou “Lolicora, uma mistura de dois estilos de moda japonesa.
À semelhança das lolitas, as decora não têm um estilo musical preferido, no entanto bandas do tipo “oshare kei”, usaram a estética do estilo decora e por isso mesmo talvez seja o tipo de música mais ouvido preferido deste movimento.
Eimy, LoveCan, Serial Number, Lolita23q, Teddy, são algumas das bandas de referência e que fazem uma música bastante alegre e as letras divertidas e descontraídas, mas também há o lado negro como por exemplo os Alice Nine, que usam roupas menos coloridas e onde o preto tem maior presença, e as letras têm uma temática mais pesada.
Autor: Fernando Ferreira